top of page

TV BRICS compartilha princípios de seu trabalho com jovens

O III Acampamento Internacional de Jovens do BRICS, que reuniu mais de 50 jovens, participantes e especialistas em mídia de cinco países do bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, chegou ao fim em Ulyanovsk. Sob o tema do acampamento 2023 "Diálogo na era pós-verdade", jornalistas e acadêmicos do BRICS realizaram painéis e sessões educacionais.

Foto: III Acampamento Internacional de Jovens do BRICS

Entre as questões discutidas estavam a concentração do monopólio de mídia, a cooperação de mídia entre os países do bloco, o papel central do jornalismo estatal e independente no BRICS e a crescente influência da imprensa chinesa nos ecossistemas de mídia em todo o mundo.


À margem do evento, foi realizada uma apresentação da exposição "Ornamentos dos países do BRICS". O painel "Desafios da mídia contemporânea e recursos para superá-los" contou com as apresentações de Devadathan Nair, do Times of India Group ("Novas tendências na comunicação da mídia"), Wang Delu, chefe do serviço de informações do Bureau Eurasiano da Corporação de Mídia da China ("Como a mídia aproxima as nações"), e Abbey Makoe, especialista freelancer em relações internacionais ("Influência da mídia no papel do BRICS em assuntos internacionais").


Leonardo Sobreira Barbugiani Attuch, editor executivo do Brasil 247 e da TV 247, falou sobre como se envolver com o BRICS no jornalismo independente, e Lidia Malygina, professora da Escola de Ensino Superior de Televisão da Universidade Estadual de Moscou em homenagem a Lomonosov, apresentou o trabalho "Ameaças comunicativas à segurança nacional. Fluxos de mídia destrutivos e maneiras de neutralizá-los". Além disso, os jovens participaram do Solution Lab 1 "Desenvolvimento de um recurso de mídia do BRICS".


Daria Ivankova, Diretora do Departamento de Cooperação Internacional da TV BRICS, moderou o painel de discussão "Verificação de fatos. Padrões de jornalismo nos países do BRICS" e ministrou a aula magna "Poder brando do BRICS em um ambiente adverso".


Ela explicou que tipo de agenda de informações a TV BRICS divulga e por quais etapas o conteúdo passa antes de ser publicado.


"Os parceiros nacionais dos países do BRICS fornecem à TV BRICS seu conteúdo dedicado à cultura, economia, turismo, educação e outras áreas importantes da vida no país, ou a TV BRICS seleciona o conteúdo por conta própria. Nós o verificamos cuidadosamente, adaptamos para diferentes idiomas - inglês, russo, português e chinês e o enviamos por meio de nossa rede de parceiros para cada equipe editorial para revisão. O conteúdo sobre a Rússia criado pela equipe da TV BRICS é preparado de acordo com o mesmo algoritmo", afirmou.


"Nós aderimos ao seguinte conceito: cada recurso de mídia tem o direito de coletar informações como achar melhor, e não podemos influenciar a forma como ele cobre um determinado tópico. No entanto, a TV BRICS presta muita atenção à forma como as notícias da nossa plataforma de mídia são publicadas no exterior e tem o cuidado de garantir que o conteúdo da mídia mantenha seu significado original. O mesmo se aplica a todas as notícias que recebemos de nossos parceiros. É uma questão de confiança e respeito mútuo de todas as partes que cooperam com a TV BRICS", acrescentou ela.

Foto: III Acampamento Internacional de Jovens do BRICS

Um dos princípios fundamentais do trabalho da rede de mídia é a criação de conteúdo de vários gêneros: histórias de notícias (reportagens em vídeo e artigos de texto), séries de programas, documentários, podcasts de áudio. Isso permite que a TV BRICS alcance um grupo-alvo vasto e completamente diversificado, que inclui mulheres e homens de quase todas as idades e profissões. E a conversa é apresentada em formatos que cada grupo entende em seus idiomas.


"Além disso, a TV BRICS convida os parceiros não apenas a compartilhar seus materiais para promover a imagem do país, mas também a participar da coprodução de conteúdo que será distribuído globalmente", enfatizou Daria Ivankova.


No programa agitado, também houve tempo para descanso: os jovens líderes conheceram os pontos turísticos de Ulyanovsk e visitaram o festival internacional de cinema "De toda a alma", um lugar onde a cultura multinacional da cidade apareceu em toda a sua glória.


O encerramento foi com a exibição do documentário "Dostoiévski Intercontinental", realizado pela equipe editorial conjunta da TV BRICS, com o objetivo de mostrar a relevância da figura clássica da literatura, sua obra e herança filosófica para a comunidade internacional.


Fonte: TV BRICS

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page