Ucrânia: estrelas de ópera russas são demitidas na Alemanha


Anna Netrebko e Valery Gergiev durante apresentação (Reprodução)

O proeminente maestro russo Valery Gergiev e a lenda soprano Anna Netrebko foram removidos de seus cargos por organizações artísticas alemãs nesta terça-feira (1º) em resposta à invasão da Ucrânia por Moscou, noticiou a agência russa RT.

Gergiev, que atuava como regente-chefe da Filarmônica de Munique, foi demitido pelo prefeito da cidade, Dieter Reiter, depois de não cumprir o prazo de segunda-feira para condenar o presidente russo Vladimir Putin e o conflito.

A remoção ocorre três anos antes de seu contrato expirar e marca o mais recente revés para Gergiev, que enfrentou críticas por seu silêncio sobre a guerra.

A Ópera Estatal da Baviera também anunciou que estava cancelando as reservas com Gergiev por motivos semelhantes. Isso ocorre depois que o maestro foi forçado a renunciar ao cargo de presidente honorário do Festival Internacional de Edimburgo com efeito imediato.

Ainda de acordo com a RT, a gestora de Gergiev já havia anunciado que estava cortando laços com o profissional musical, representando-o desde dezembro de 2020. Em comunicado, Marcus Felsner, dono da gestora, afirmou que as recentes ações do regime russo tornaram “impossível” para “defender os interesses do Maestro Gergiev”.

Netrebko foi anteriormente ligado a Putin e, no passado, foi fotografado segurando uma bandeira que foi usada por grupos separatistas que operam nas repúblicas separatistas ucranianas.

O cancelamento das reservas com a Netrebko ocorre apesar de ela ter emitido uma declaração conjunta com seu marido, Yusif Eyvazov, onde ela afirmou ser “oposta a esta guerra” e reconheceu a “dor e sofrimento” experimentados pelos ucranianos.

No entanto, em sua declaração, Netrebko criticou pessoas por exigirem aos artistas que condenassem a guerra, afirmando que “forçar artistas ou qualquer figura pública a expressar suas opiniões políticas em público e denunciar sua pátria não é correto”.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg