Ucrânia tem 13 milhões desassistidos em áreas de guerra

A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, alerta que 13 milhões de pessoas que estão na Ucrânia tem sido afetadas nas áreas mais atingidas pela guerra, além de 3,1 milhões que conseguiram fugir e agora estão refugiadas. O Acnur lembra que esses civis precisam com urgência de proteção e de assistência humanitária e teme que a situação piore.

Distribuição de pão numa estaçã de metrô em Kharkiv, Ucrânia / WFP

Essas pessoas precisam de medicamentos, comida e abrigo. Nas cidades de Mariupol e Sumy, por exemplo, os residentes já enfrentam escassez de água e de alimentos. O Acnur está acompanhando de perto as negociações para a passagem segura e já tem carga humanitária pré-posicionada, além de estar pronta para enviar suprimentos para Sumy assim que a situação permitir.


Centros de acolhimento


Em Odessa, as autoridades locais estão pedindo assistência para 450 mil pessoas, enquanto em Donetsk, mais de 200 mil civis estão sem acesso à água e em Luhansk, os bombardeios já destruíram 80% das localidades, deixando quase 98 mil famílias sem energia elétrica.


O Acnur continua apoiando a criação de centros de recepção para desloados e entregando itens essenciais na Ucrânia e nas fronteiras, como alimentos, materiais de higiene e assistência em dinheiro. A agência também enviou especialistas em proteção de abuso e exploração sexual para Polônia, Moldávia, Hungria e Romênia.


Crianças


Por sua vez, o Programa Mundial de Alimentos, PMA, está enviando assistência alimentar para 3 milhões de pessoas na Ucrânia, suficientes para um mês. Mas a agência destaca que a cadeia de abastecimento alimentar do país está entrando em colapso, com caminhões e trens sendo destruídos, aeroportos bombardeados e supermercados com prateleiras vazias e pontes


Até quinta-feira, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, havia enviado 85 caminhões carregados com 858 toneladas de suprimentos para ajudar crianças e suas famílias na Ucrânia e em países vizinhos.


Fonte: Acnur / ONU

Ganhe_Ate_300x250px.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
Aumentou_728x90px.gif