UFF anuncia que também pode fechar as portas em julho
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

UFF anuncia que também pode fechar as portas em julho


Paula Fernandes/UFF/Divulgação

Após a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciar, através de seus reitores, a possibilidade de paralisação até o final do ano por falta de recursos, a Universidade Federal Fluminense (UFF) também se manifestou e afirmou que pode enfrentar o problema.

De acordo com Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, reitor da UFF, a situação orçamentária da universidade é delicada. Ele explicou que desde fevereiro deste ano a Administração Central vinha realocando as contas, enquanto trabalhava com outros reitores, parlamentares e o governo, na tentativa de que pudessem ser realizados novos aportes de recursos para investimento nas instituições.

No entanto, os frequentes cortes e bloqueios de verba podem afetar a continuidade do funcionamento da UFF, assim como ocorre na UFRJ.

"Esta é uma redução muito grave, que ameaça a interrupção de boa parte dos serviços prestados pela UFF, bem como o pagamento de contratos essenciais, energia, água, limpeza, manutenções básicas, etc. Mesmo com a aprovação de orçamento suplementar pelo congresso conforme prevê a Lei Orçamentária Anual - LOA, ainda assim os recursos serão insuficientes para chegar até o final do ano", informou a UFF em nota.

Através de nota, a universidade também informou que o objetivo é reverter o cenário e não aceitar de forma passiva a redução nos serviços públicos.

"Em tempos de crise, valorizar a pesquisa, a ciência e a inovação é essencial. As universidades federais possuem um papel fundamental para a garantia do desenvolvimento nacional, na formação de capital humano e profissional, redução de desigualdades e para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país", comunicou a UFF.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page