UFF é reconhecida por atuação no combate à pandemia

A Universidade Federal Fluminense foi homenageada ontem à noite na Câmara Municipal de Niterói em virtude da atuação relevante que a instituição está desempenhando frente ao combate à covid-19. Na sessão solene, de iniciativa da vereadora Walkíria Nictheroy (PCdoB), foi entregue o Título de Cidadão Benemérito ao Reitor Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega. Vinte moções de aplausos também foram entregues a distintos colaboradores de diversos segmentos da UFF, entre professores, estudantes e profissionais.

Divulgação

“Esta homenagem se estende a todos e todas membros desta comunidade que fazem a UFF se movimentar, que lutam pela inclusão, educação, pela ciência e transformação do nosso país nas mais diversas frentes e por meio das mais diferentes iniciativas. A UFF é muito grande, maior dentre as federais em número de alunos ativos, a universidade tem compromisso estratégico com o desenvolvimento de todo estado do Rio de Janeiro”, disse o Magnífico Reitor, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.


No atual cenário pandêmico, a UFF vem desempenhando relevante papel no combate ao Coronavírus por meio da produção de álcool 70º, por exemplo, e com residentes atuando na linha de frente. Centros de testagem, suporte psicológico à população e consultas nutricionais aos idosos e seus cuidadores para colher informações sobre padrão alimentar são algumas das medidas implementadas.


“Essa homenagem é um reconhecimento pela necessidade histórica que a UFF tem para nossa cidade, para o nosso país, na formação de intelectuais pensantes e combativos que a universidade oferece à sociedade, e em especial neste momento da pandemia em que nós precisamos muito da instituição”, disse a vereadora Walkíria Nictheroy.


A UFF também empreendeu no desenvolvimento de tecnologia de baixo custo para detecção da Covid-19 na população, na produção de face shield e instalou drive thru no campus com o objetivo de acelerar a vacinação.


“Como é difícil gerenciar um equipamento público em uma pandemia, como é difícil lutar por mais investimentos. Vencemos porque temos uma equipe aguerrida de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos, trabalhadores da saúde, toda área da saúde em prol da vida”, disse Tarcísio Rivello de Azevedo, superintendente do Hospital Universitário Antônio Pedro.


Presente na solenidade, o secretário municipal das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, falou sobre a resistência da instituição. “Num momento de ataques, dos disparates das tentativas de desconstruções, a UFF reafirma sua capacidade de resiliência e seu fundamental papel no fortalecimento da ciência”.


Estiveram presentes também o secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira; os vereadores Jhonatan Anjos, Daniel Marques e professor Túlio; o deputado estadual e professor Waldeck Carneiro.


Homenageados


Antônio Claudio Lucas da Nóbrega - Reitor da UFF

Mario Augusto Ronconi - Superintendente de Operações e Manutenções da UFF

Tarcísio Rivello de Azevedo - Superintendente do Hospital Universitário Antônio Pedro

Alexandra Anastacio Monteiro Silva - Pró-Reitora de Graduação

Leonardo Vargas da Silva - Pró-Reitor de Assistência Estudantil

Marcio Cataldi - Projeto Frente UFF

Lucas Getirana de Lima - Projeto Frente UFF

Associação de Pós-Graduandos da UFF (APG Marielle Franco)

Diretório Central dos Estudantes Fernando Santa Cruz (DCE/UFF)

Alessandra Siqueira Barreto - Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF)

Célia Machado Ronconi - Instituto de Química

Fabio Barboza Passos - Vice-Reitor da UFF

Rita Leal Paixão - Chefe de Gabinete da UFF

Celso Homero Siqueira dos Santos - Médico do Hospital Universitário Antônio Pedro

Thiago Direito Mello - Técnico de Enfermagem do Hospital Universitário Antônio Pedro

Simone Martins Rembold - Vice-diretora da Escola de Enfermagem

Carlos José Brazil Vieira - Terceirizado - Supervisor Brasil - Um dos gerentes do Drive Thru

Jorge Reis Almeida - Centro de testagem PCR UFF

Andrea Alice da Silva - Centro de testagem PCR UFF

Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão- Centro de Testagem PCR UFF

Fábio Aguiar Alves- Centro de Testagem PCR UFF

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg