top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

UFF terá pontos de coleta de óleo usado

A Universidade Federal Fluminense (UFF) recebeu a equipe da EcoFábrica Omìayê, um projeto de saneamento ecológico circular e educação ambiental, do Instituto Singular - Ideias Inovadoras, para a instalação de pontos fixos de coleta de óleo usado em diversos campi. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a parceria com a universidade e oferecer à comunidade acadêmica e do entorno uma alternativa sustentável para o descarte desse resíduo, transformando-o em uma solução sustentável, o Sabão Biorremediador Omì.


Divulgação
Divulgação

Por meio da promoção de ações de cuidado com a água e com o território, o Projeto Omìayê transforma óleo usado em Ecosabões Biorremediadores. Ao unir tecnologia social e mobilização comunitária, fortalece práticas sustentáveis e gera impacto positivo nas comunidades. Para Mirka Geromilich, presidente do Instituto Singular, a ação representa um passo importante para integrar a universidade às práticas de sustentabilidade e ampliar a consciência ambiental coletiva:


“Realizar uma ação como esta dentro da UFF tem um peso simbólico e prático fundamental: a universidade é um espaço de formação crítica e cidadã, onde o conhecimento se transforma em compromisso social. Educação ambiental autêntica não se restringe a informar, mas promove mudança cultural diante dos desafios que enfrentamos. Nosso papel é ser o catalisador que transforma saberes em ações coletivas e concretas. Queremos mostrar que ser parte da solução é simples, seja na entrega do óleo usado ou em outras práticas sustentáveis. Quando unimos a produção acadêmica à prática social, damos início a um processo transformador capaz de inspirar comunidades inteiras e apontar caminhos para um futuro sustentável”, afirmou.


Inicialmente, foram instalados três pontos de coleta nos campi Valonguinho, Gragoatá e Praia Vermelha. Agora, a comunidade acadêmica pode participar armazenando o óleo usado em garrafas PET e entregando nos locais de coleta. O material é recolhido semanalmente, contribuindo diretamente para a preservação ambiental: cada litro de óleo descartado incorretamente pode contaminar até 25 mil litros de água.


Com a instalação dos pontos, a EcoFábrica Omìayê contribui para a preservação dos ecossistemas de Niterói e, ao mesmo tempo, fortalece o trabalho realizado junto à comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro, uma vez que participam ativamente no processo de biorremediação do sabão.


Todo o sabão produzido é distribuído gratuitamente nessa comunidade, contribuindo para a limpeza das redes de esgoto da região. A iniciativa reforça a parceria entre o Instituto Singular Ideias Inovadoras (ISII) e a UFF, aproximando ainda mais ciência, inovação e responsabilidade socioambiental.


Sobre o Instituto Singular Ideias Inovadoras (ISII)


O Instituto Singular Ideias Inovadoras é uma organização de impacto social que, desde 2009, atua na interface entre ciência, justiça social e sustentabilidade. Desenvolve programas voltados à educação ambiental, à economia circular e à inclusão produtiva, sempre buscando soluções inovadoras para desafios socioambientais.


Sobre o Projeto Omìayê


O Projeto Omìayê é uma iniciativa de saneamento ecológico circular e educação ambiental que transforma óleo usado em Ecosabões biorremediadores. Além de promover ações de cuidado com a água e com o território, une tecnologia social e mobilização comunitária para fortalecer práticas sustentáveis e gerar impacto positivo nas comunidades.


 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page