top of page
banner niteroi reveillon 780x90px.jpg

UFF terá pontos de coleta de óleo usado

A Universidade Federal Fluminense (UFF) recebeu a equipe da EcoFábrica Omìayê, um projeto de saneamento ecológico circular e educação ambiental, do Instituto Singular - Ideias Inovadoras, para a instalação de pontos fixos de coleta de óleo usado em diversos campi. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a parceria com a universidade e oferecer à comunidade acadêmica e do entorno uma alternativa sustentável para o descarte desse resíduo, transformando-o em uma solução sustentável, o Sabão Biorremediador Omì.


Divulgação
Divulgação

Por meio da promoção de ações de cuidado com a água e com o território, o Projeto Omìayê transforma óleo usado em Ecosabões Biorremediadores. Ao unir tecnologia social e mobilização comunitária, fortalece práticas sustentáveis e gera impacto positivo nas comunidades. Para Mirka Geromilich, presidente do Instituto Singular, a ação representa um passo importante para integrar a universidade às práticas de sustentabilidade e ampliar a consciência ambiental coletiva:


“Realizar uma ação como esta dentro da UFF tem um peso simbólico e prático fundamental: a universidade é um espaço de formação crítica e cidadã, onde o conhecimento se transforma em compromisso social. Educação ambiental autêntica não se restringe a informar, mas promove mudança cultural diante dos desafios que enfrentamos. Nosso papel é ser o catalisador que transforma saberes em ações coletivas e concretas. Queremos mostrar que ser parte da solução é simples, seja na entrega do óleo usado ou em outras práticas sustentáveis. Quando unimos a produção acadêmica à prática social, damos início a um processo transformador capaz de inspirar comunidades inteiras e apontar caminhos para um futuro sustentável”, afirmou.


Inicialmente, foram instalados três pontos de coleta nos campi Valonguinho, Gragoatá e Praia Vermelha. Agora, a comunidade acadêmica pode participar armazenando o óleo usado em garrafas PET e entregando nos locais de coleta. O material é recolhido semanalmente, contribuindo diretamente para a preservação ambiental: cada litro de óleo descartado incorretamente pode contaminar até 25 mil litros de água.


Com a instalação dos pontos, a EcoFábrica Omìayê contribui para a preservação dos ecossistemas de Niterói e, ao mesmo tempo, fortalece o trabalho realizado junto à comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro, uma vez que participam ativamente no processo de biorremediação do sabão.


Todo o sabão produzido é distribuído gratuitamente nessa comunidade, contribuindo para a limpeza das redes de esgoto da região. A iniciativa reforça a parceria entre o Instituto Singular Ideias Inovadoras (ISII) e a UFF, aproximando ainda mais ciência, inovação e responsabilidade socioambiental.


Sobre o Instituto Singular Ideias Inovadoras (ISII)


O Instituto Singular Ideias Inovadoras é uma organização de impacto social que, desde 2009, atua na interface entre ciência, justiça social e sustentabilidade. Desenvolve programas voltados à educação ambiental, à economia circular e à inclusão produtiva, sempre buscando soluções inovadoras para desafios socioambientais.


Sobre o Projeto Omìayê


O Projeto Omìayê é uma iniciativa de saneamento ecológico circular e educação ambiental que transforma óleo usado em Ecosabões biorremediadores. Além de promover ações de cuidado com a água e com o território, une tecnologia social e mobilização comunitária para fortalecer práticas sustentáveis e gerar impacto positivo nas comunidades.


 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner niteroi reveillon 300x250px.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page