top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

UFRJ: manifestação contra cortes e risco de paralisação


ree
Foto: Divulgação/UFRJ

Melhor universidade federal do país e segunda da América Latina, a UFRJ corre risco de ter suas atividades paralisadas em julho, por falta de recursos, segunda a reitora Denise Pires de Carvalho. Por conta disso, estudantes já estão se mobilizando para realizar uma manifestação na próxima sexta-feira (14).

Com cortes de verba sucessivos desde 2013, somados ao bloqueio de R$ 41,1 milhões neste ano, os serviços da instituição estão ameaçados. Em artigo publicado no jornal O Globo no dia 6 de maio, a reitora Denise Pires e o vice-reitor Frederico Leão afirmaram que o orçamento discricionário aprovado pela Lei Orçamentária para a UFRJ em 2021 é 38% do que foi empenhado em 2012. A dificuldade orçamentária ameaça o pagamento de contas básicas como água, limpeza, segurança e eletricidade, garantem os dirigentes.

Para tentar mobilizar a sociedade, o governo e os deputados federais, os estudantes se reunirão, na próxima sexta-feira a partir das 17h, em frente ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS), no Largo São Francisco de Paula, no Centro da cidade. O ato é convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Nas redes sociais, a mobilização iniciada pela Associação de Pós-Graduandos da UFRJ já conta com o apoio de mais de 60 mil pessoas, que assinaram um abaixo-assinado virtual para pressionar o Ministério da Educação e o Congresso Nacional em relação ao orçamento da instituição. A dificuldade no orçamento, além de ameaçar o pagamento de contas básicas, põe em risco também uma série de atividades que são realizadas pela Universidade. Segundo os reitores, a paralisação pode afetar os laboratórios, hospitais, unidades de saúde, museus e bibliotecas administrados pela instituição, além de bolsas e auxílios, como o "auxílio digital", que tem ajudado estudantes a se manterem na universidade mesmo com o ensino remoto em função da pandemia de Covid-19. Pesquisas de duas vacinas nacionais contra o coronavírus, que estão sendo desenvolvidas na universidade, também podem ser paralisadas.

“O governo optou pelos cortes e não pela preservação das instituições. A universidade está sendo inviabilizada. Em dez anos, nos restará perguntar onde estará a capacidade de resposta na próxima emergência sanitária e qual será a opção terapêutica milagrosa que colocarão à venda”, disse a reitora no artigo.

Segundo o Ranking Universitário Folha, a UFRJ é a universidade mais inovadora do país, fator que a instituição atribui à sua pluralidade, tendo em seu corpo social mais de 65 mil estudantes (nesse âmbito, anualmente, 5 mil se formam na graduação e 2,6 mil dissertações e teses são produzidas), 4 mil docentes (sendo que 9 em cada 10 têm doutorado), 3,7 mil técnicos-administrativos atuantes nos hospitais da UFRJ e 5,6 mil em demais unidades.

A UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do país, com atividade desde 1792 (Escola Politécnica, a sétima escola de Engenharia do mundo e a mais antiga das Américas) e organizada como universidade em 1920. É presença registrada nas 15 melhores posições dos mais diversos rankings acadêmicos na América Latina, a instituição conta, hoje, com 172 cursos presenciais de graduação, 4 de graduação a distância, 315 de especialização e 224 programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado), além de mais de 1.700 ações de extensão.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page