Última reunião do ano dos sherpas do BRICS acontece na África do Sul
De 30 de novembro a 3 de dezembro, Durban (África do Sul) sediou a reunião final dos sherpas e sous-sherpas do BRICS deste ano, com a participação do Vice-Ministro das Relações Exteriores da Rússia e Sherpa russo na associação, Serguei Ryabkov, segundo informa o site oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Durante a reunião, foi realizada uma discussão sobre o desenvolvimento e o fortalecimento da parceria estratégica no âmbito do BRICS, levando em conta a futura expansão da associação.
O lado sul-africano apresentou um relatório sobre os resultados de sua presidência, abrangendo aspectos políticos e de segurança, econômicos e financeiros, bem como culturais e humanitários da parceria.
Um ponto de virada importante durante a presidência sul-africana do BRICS foi a expansão do número de membros do BRICS. Também foi dada uma importância especial à construção de parcerias com países em desenvolvimento, inclusive durante a Cúpula do Sul Global, em agosto, nas reuniões dos altos representantes do BRICS e dos ministros das relações exteriores.
A delegação russa apresentou os planos de trabalho do BRICS para 2024, com foco na inclusão de novos participantes na cooperação multipolar. Também está planejado o desenvolvimento de modalidades para uma nova categoria de "estados parceiros" da associação.
O fortalecimento da coordenação da política externa, o combate ao terrorismo, à lavagem de dinheiro e à segurança da informação, bem como a recuperação de ativos adquiridos de forma ilícita, serão prioridades importantes.
Também será dada atenção especial à implementação da Estratégia de Parceria Econômica do BRICS 2025 e do Plano de Ação para Cooperação Inovadora 2021-2024. A presidência russa também trabalhará para aumentar o papel dos países do BRICS no sistema financeiro global e desenvolver a cooperação interbancária.
A importância de uma maior cooperação em cultura, esportes e intercâmbio de jovens também foi enfatizada. Durante o evento em Durban, foram realizadas reuniões com representantes da África do Sul, da República Popular da China, da Etiópia, da Índia, dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita.
Todos os parceiros apoiaram os planos da presidência russa do BRICS e expressaram sua disposição para a cooperação prática e o fortalecimento da posição da associação na arena internacional.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments