Um Brinde à Poesia’ comemora 23 anos de atividades no MAC

No próximo sábado (11/6), a partir das 15 horas, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a edição comemorativa de aniversário do projeto ‘Um Brinde à Poesia’. O movimento literário e cultural divulga obras de poetas, compositores musicais e fotógrafos, promovendo a leitura de poesia, distribuição de livros e estímulo à interação no microfone aberto, dando visibilidade e encorajando o artista iniciante.

Divulgação

Segundo os organizadores, será uma grande festa com ótima música, poesia, projeção de fotos e muito romantismo pelo Dia dos Namorados, que é no dia seguinte. A entrada é franca. A realização é de Lucilia Dowslley. Com apoio cultural da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).


Lucília Dowslley é fotojornalista e atriz, nascida em Niterói, e já se apresentou no Paraguai, Nova York e Nova Jersey, e publicou dois livros: "Um Brinde à Poesia" (2004) e "Carmim" (2012). Ministra oficinas de interpretação e criação de textos, além de coordenar um clube de leitura para crianças. Viver poesia, falar poesia e ser poesia. Essa é a meta de Lucília, militante das artes há mais de vinte anos. A poetisa acredita na arte como instrumento de autoconhecimento e de conscientização para transformação da humanidade numa vida de qualidade, celebração e paz. Seja no teatro, na fotografia, na música ou literatura, este é o seu grande desafio, o seu objetivo maior e a sua luz.


Sobre 'Um brinde à poesia'


O movimento foi lançado no dia 11 de junho de 1999. A ideia foi inspirada num sonho que a artista multimídia teve, no dia 10 de maio de 1999, dois dias para o seu aniversário. Tudo que deveria fazer foi revelado no sonho, inclusive a indicação do símbolo, que seria a foto do monumento de um anjo, tirada um ano antes, no Central Park, Nova York.

Lucilia Dowslley / Divulgação

Em vinte dias, Lucília produziu tudo necessário e conseguiu dinheiro com apoio dos estabelecimentos comerciais para editar mil livretos com as poesias de Fernando Pessoa e Vinícius de Moraes, que deveriam ser distribuídos. Na noite do lançamento, Lucília, acompanhada da atriz Carla Soares, convidou as 65 pessoas presentes para o brinde final e ergueram as suas taças. Ela conta que foi exatamente como no sonho. Desde então nunca mais parou.


Serviço


Evento: Edição comemorativa de 23 anos do projeto “Um Brinde à Poesia”

Data e Horário: Dia 11 de junho, sábado, a partir das 15h

Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) – Salão Principal

Endereço: Mirante da Boa Viagem s/n – Boa Viagem – Niterói, RJ

Ingresso: Entrada franca

Classificação Etária: Livre


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg