Universidades de São Petersburgo e Unicamp lançam mestrados
- Mehane Albuquerque
- há 1 dia
- 2 min de leitura
A Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU), parceira da rede TV BRICS, inaugurou seu primeiro escritório de representação na América Latina, sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil. O local será utilizado para a realização de conferências, seminários, palestras e escolas de verão conjuntas.

"São dois centros de pesquisa clássicos, de nível internacional, que desenvolvem projetos inovadores e alcançam resultados de destaque em diversas áreas do conhecimento", destacou Nikolai Kropatchev, reitor da SPbU.
A universidade já promoveu uma série de eventos temáticos voltados à divulgação da educação russa.
Está previsto também o lançamento de dois programas de mestrado conjuntos com dupla formação:
Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas
Gestão Política e Políticas Públicas
Em entrevista exclusiva à TV BRICS, Rafael Dias, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas e assessor de Relações Internacionais da Unicamp, afirmou que as instituições também firmaram um acordo que prevê intercâmbios de curta e longa duração para professores, funcionários e estudantes.
Ele demonstrou otimismo em relação ao potencial da parceria para estimular o interesse dos estudantes brasileiros pela língua e cultura russas.
"A crescente aproximação entre os países do BRICS tem gerado um interesse cada vez maior entre os estudantes brasileiros acerca da história, da cultura e da sociedade dos demais países que compõem o grupo. O escritório de representação da SPbU na Unicamp representa um marco importante no avanço das condições da Unicamp em promover o acesso a esse tipo de troca cultural aos seus estudantes. Há discussões em andamento para intensificarmos programas que permitam que os estudantes brasileiros conheçam mais sobre a literatura, a música e a cultura russa", notou Dias.
O escritório no Brasil é o 13º centro internacional da SPbU. A universidade tem ampliado ativamente suas iniciativas globais para promover a língua e a educação russas — desde 2018, mais de 35.000 pessoas de 165 países participaram dessas ações.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments