top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

"Uns choram, outros vendem lenço e o BRICS vai vender"

A recente guerra tarifária imposta pelo EUA gera adversidades, mas também oportunidades, e o Brasil pode vir a ter ganhos como membro do BRICS, afirmou em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil o senador Irajá Abreu (PSD-TO), que também é presidente do Grupo Parlamentar de Relacionamento com o BRICS.

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

"A gente tem uma expressão que diz que enquanto uns choram, outros vendem lenço. Então é um problema que está acontecendo mundialmente […]. Nesse contexto, os laços comerciais dos países integrantes do BRICS tendem a se fortalecer, porque temos uma diversidade entre os países do BRICS enorme", ponderou.


Ele deu como exemplo a exportação da soja brasileira para a China, que atualmente já representa cerca de 30% da produção.


"Claro que existe também uma parcela significativa de comercialização de commodities do Brasil para os Estados Unidos, especialmente minério de ferro. Então essas tarifas impostas pelo governo americano acabam criando a necessidade do Brasil de buscar outras alternativas de mercado consumidor. E a China e outros países-membros do BRICS são, sim, uma grande alternativa para esse momento delicado que nós estamos passando, seja para a venda de soja, de carne, de minério, entre outros produtos que o Brasil comercializa no mercado internacional."

Reprodução / Redes Sociais
Reprodução / Redes Sociais

O parlamentar destacou a diversidade da matriz de produção do grupo formado por 11 países para articular a cooperação do Sul Global, o que deve fortalecer as relações comerciais entre seus membros.


"Há produtores de combustível fóssil, de energia renovável, países com vocação em produtos manufaturados e detentores de inovação em tecnologia […]. A tendência é que o bloco fique cada vez mais forte e as relações comerciais possam ser ampliadas."


Ele também comentou os preparativos do XI Fórum Parlamentar do BRICS que o Senado vai organizar entre os dias 3 e 5 de junho e as principais demandas do parlamento em relação ao grupo.


"Existe também um interesse nacional com relação aos investimentos ligados à logística. Nesse contexto, temos aqui um grande projeto da hidrovia do Arco Norte, que passará a ser o novo modal para escoar a produção do Arco Norte do país, que produz quase 40% de toda a soja produzida no Brasil, e que terá nessa perspectiva a hidrovia, meio de transporte mais barato e menos emissor de gases geradores do efeito estufa."


Fonte: Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page