top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

UPA de SG é 1ª no país a receber selo de atendimento personalizado

A UPA Colubandê, em São Gonçalo, foi a primeira Unidade de Pronto Atendimento do Brasil a receber uma certificação de boas práticas em enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem. O selo premia a unidade após adotar um método eficaz e seguro para orientar os cuidados clínicos, que usa como parâmetro a teoria de Marjory Gordon, enfermeira norte-americana que criou o método considerado referência internacional.

Redes Sociais
Redes Sociais

O diferencial da UPA é a avaliação dos pacientes por meio de diagnósticos e intervenções feitos pela enfermagem, o que garante a continuidade do cuidado desde a entrada até a transferência para unidades de alta complexidade, caso necessário. O projeto inovador faz o registro e a documentação do atendimento de enfermagem baseado na teoria internacional de Gordon.


O método avalia 11 padrões funcionais de saúde, como metabolismo, sono, crença, considerados uma ferramenta poderosa para a enfermagem. Dessa forma, os profissionais que convivem mais de perto com os pacientes podem identificar problemas de saúde, realizar diagnósticos de enfermagem e planejar intervenções.


“A UPA Colubandê implantou, com o uso de uma teoria de renome, um modelo padrão de atendimento e se tornou referência nacional em enfermagem. O selo bronze atesta a qualidade de um processo que funciona como um divisor de águas. O paciente acolhido por nós recebe a mesma linha de cuidados desde o momento em que entra na unidade até a sua saída”, destaca Ana Carolina Souza, coordenadora de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento de São Gonçalo.


Atendimento individualizado


Na classificação de risco, a UPA Colubandê usa critérios associados aos diagnósticos da equipe de enfermagem, o que proporciona maior nitidez sobre os cuidados que cada paciente inspira. Mais adiante, nas salas amarela e vermelha, também foram implementados processos baseados em Gordon, que aperfeiçoam os cuidados clínicos e proporcionam maior autonomia aos enfermeiros.


“Nosso fluxo de atendimento garante um cuidado personalizado e humanizado ao paciente. O processo de enfermagem é um método que organiza e sistematiza as ações de enfermagem e documentação da prática profissional com o objetivo de atender às necessidades de saúde do paciente. Conferindo cientificidade à prática clínica de enfermagem. Outro ponto importante é que o processo de enfermagem orienta o raciocínio crítico e o julgamento clínico, o que reflete na autonomia do profissional de enfermagem na tomada de decisão", explica Milena da Rocha de Andrade, doutora em Ciências da Saúde pela UFRJ e enfermeira do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital Estadual Alberto Torres.


No ano passado, o Heat e o Hospital Estadual Prefeito João Batista Caffaro receberam certificações do Coren-RJ por implementar processos de enfermagem baseado na teoria de Wanda Horta. A enfermeira de Belém (PA) propôs que a enfermagem deve se estabelecer no atendimento das necessidades humanas em três dimensões: psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais.


“É um atendimento de cuidado voltado ao paciente como um todo: parte religiosa, cultural e social. Nossa visão de acolhimento é holística, pois enxergamos a assistência médica como um ecossistema que se interliga e o paciente está no centro do cuidado”, ressalta Cristiane Bazin, coordenadora da emergência do Alberto Torres.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page