top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Uruguai se despede de Mujica com cortejo pelas ruas de Montevidéu

(Reprodução/Redes sociais)
(Reprodução/Redes sociais)

O Uruguai se despede de José Pepe Mujica em um cortejo fúnebre emocionante e massivo pelas ruas de Montevidéu. O cortejo teve início na sede do governo uruguaio, onde o atual presidente Yamandú Orsi colocou a bandeira nacional sobre o caixão, em um gesto solene.


O ex-presidente, falecido na terça-feira (13) aos 89 anos, recebe as últimas homenagens da população em um percurso que marca pontos cruciais de sua trajetória política. O velório começou com um cortejo fúnebre pelas ruas da capital uruguaia que saiu da Praça da Independência e já passou por pontos como a sede do Movimento de Libertação Nacional — Tupamaros, organização de resistência à ditadura no qual Mujica militou e da qual foi dirigente.


O cortejo também vai passar pela sede do Movimento de Participação Popular, partido político fundado pelo ex-presidente após a redemocratização do país, e pela sede da Frente Ampla, coalizão de esquerda que o levou ao poder.


O atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, além da viúva de Mujica, Lucía Topolansky, participam do cortejo.

Multidão acompanha féretro de José Pepe Mujica (Reprodução/Redes sociais)
Multidão acompanha féretro de José Pepe Mujica (Reprodução/Redes sociais)

Ao longo do caminho, cidadãos uruguaios emocionados se aglomeram para homenagear Pepe, com camisetas, bandeiras e aplausos à passagem do féretro. Cartazes e bandeiras do movimento LGBT são vistas entre a multidão, lembrando o papel dele na legalização do casamento igualitário.


Lula vai ao funeral de Mujica

O velório ocorrerá no Palácio Legislativo, em Montevidéu, a partir de amanhã. O presidente Lula irá ao velório do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, de quem era amigo pessoal.

Pepe Mujica andando em seu fusca ao lado do presidente Lula. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Pepe Mujica andando em seu fusca ao lado do presidente Lula. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ainda na China, onde estava ontem em visita oficial, Lula confirmou a viagem para se despedir do velho amigo. “Eu pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica, porque o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, afirmou.


Outros chefes de Estado da América Latina, como o presidente do Chile Gabriel Boric que já chegou a Montevidéu, devem comparecer ao funeral.


Do ICL Notícias

banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page