USP leva ciências para escolas públicas do Brasil

O Projeto Cecília, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG/USP), tem a proposta de levar alunos da rede pública de todo o Brasil em uma jornada por diversas áreas da ciência. Voltado para alunos do ensino fundamental e ensino médio, o programa consiste em duas semanas de atividades práticas, que são executadas pelos jovens, sob a orientação de pesquisadores da USP. A participação é gratuita e as ações serão realizadas virtualmente. As escolas podem se inscrever até o dia 13 de fevereiro, clicando neste link.

Arte sobre foto de R. Wesson / ESO e Projeto Cecília

Durante o Cecília, os participantes recebem desafios diários para realizar experimentos simples de suas casas. Ao todo, são desenvolvidas dez tarefas nas áreas de Astronomia, Geofísica e Meteorologia. Por meio delas, os alunos têm a oportunidade de aprender com a prática sobre temas como o ciclo de vida das estrelas e dos exoplanetas, o geomagnetismo e a cosmologia. Ao completar todos os experimentos, os estudantes recebem um certificado de cientista aprendiz.

Elysandra Figueredo Cypriano, professora idealizadora e coordenadora do projeto / Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Para participar, a escola deve indicar uma turma de 20 a 40 estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental II ou no 1º, 2º ou 3º anos do ensino médio. Para cada turma, é necessário que haja um ou dois professores responsáveis por acompanhar as atividades, que também recebem certificados de participação. Neste semestre, serão selecionadas 30 turmas para participar do projeto, sendo necessário que os professores e os alunos tenham acesso à internet. A seleção das escolas será feita através de um sorteio no dia 15 de janeiro.


O projeto Cecília


Criado em 2018, o Cecília é uma atividade de extensão do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas com o objetivo de difundir e popularizar as ciências da Terra e do Universo nas comunidades escolares. O programa é desenvolvido de forma interdisciplinar por três departamentos do IAG – os departamentos de Astronomia, Geofísica e Meteorologia.


O nome do Cecília foi escolhido em homenagem à astrofísica Cecília Helena Payne-Gaposchkin (1900–1979), que, segundo o site da instituição, foi uma cientista pioneira responsável por grandes descobertas sobre a composição das estrelas e do Universo, cuja trajetória inspirou outros jovens a seguirem seus caminhos na ciência.


Cronograma das atividades


Inscrições: até 13/2/2022 (pelo formulário on-line)

Sorteio das escolas: 15/2/2022

Início das oficinas com a primeira turma: 7/3/2022

Vagas: 30 turmas de 40 estudantes (9º ano EF até 3º ano EM)


Conheça o cronograma completo (clique aqui)

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail atendimento.aga@iag.usp.br



300x250px.gif
728x90px.gif