Vídeo: engenheiro se torna 2º brasileiro a ir ao espaço


Integrantes da missão da companhia Blue Origin após retornar da missão (Reprodução)

O engenheiro de produção Victor Hespanha, de 28 anos, morador de Belo Horizonte, tornou-se neste sábado (4) o segundo brasileiro a viajar ao espaço. Acompanhado de cinco pessoas, ele participou de voo suborbital da companhia Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos. "Eu não tenho palavras. Lá em cima, foi como se eu estivesse saindo do meu corpo", disse Hespanha, em entrevista coletiva após a missão.

A decolagem ocorreu às 10h26, na cidade de Van Horns, no estado americano do Texas. O voo durou cerca de dez minutos e alcançou a velocidade máxima de 3,7 mil quilômetros por hora. A cápsula com os seis passageiros pousou no interior do Texas por volta das 10h40.

Victor ganhou a viagem espacial em um sorteio entre os compradores de um token não-fungível (NFT), espécie de assinatura digital para objetos e arquivos virtuais. Ele desembolsou cerca de R$ 4 mil, usando criptomoedas.

Decolagem

Este foi o quinto voo espacial da Blue Origin. A nave sobe até um pouco acima da Linha de Karman, a 100 quilômetros de altitude, definida como início do espaço sideral, e depois volta à Terra. Durante a descida, os passageiros têm a sensação de gravidade zero.

A nave não precisa de piloto para ir ao espaço. A decolagem ocorre na vertical, com a cápsula com os passageiros sendo lançada por um foguete. Três minutos depois do lançamento, o foguete se separa do módulo, que segue em direção à Linha de Karman. As duas embarcações retornam à Terra e podem ser usadas em outras missões.

O primeiro brasileiro a viajar ao espaço foi o astronauta profissional e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que foi à Estação Espacial Internacional em 2006.

Veja o vídeo transmitido pela Agência Sputnik.



Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg