Vídeos: dique de barragem transborda e apavora Grande BH


(Foto: Divulgação/Via 040)

Neste sábado (8), houve relatos de suspeita de colapso da barragem da Mina de Pau Branco, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após a água barrenta do dique invadir a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, apavorando moradores e causando grande apreensão entre os motoristas que passavam pelas proximidades (vídeos).

Uma pessoa ficou ferida e outras seis pessoas que moram perto do dique foram removidas preventivamente de suas casas, já que não é possível garantir a integridade da estrutura do dique, mesmo não tendo sido detectada nenhum risco estrutural até o momento, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), que fez um sobrevoo da área para avaliar a situação do reservatório.

O alegado rompimento da barragem, localizada no município de Nova Lima, foi inicialmente comunicado pelo Corpo de Bombeiros.

Posteriormente, no entanto, a corporação informou que não houve rompimento, e o transbordamento aconteceu por causa do excesso de chuva. O grupo Vallourec, dono da barragem, e a Prefeitura de Nova Lima disseram o mesmo. Não há registro de mortes.

Assista aos vídeos com imagens impressionantes.




300x250px.gif
728x90px.gif