Vacina contra HIV: USP busca voluntários para testes

A Universidade de São Paulo (USP) busca voluntários para a terceira fase de testes de uma vacina contra o HIV. Outros dois centros de pesquisa paulistanos também recrutam voluntários para os testes. Os grupos procurados foram definidos por serem considerados mais vulneráveis ao vírus: homens gays, bissexuais, além de homens e mulheres transexuais que tenham entre 18 e 60 anos.
A vacina é desenvolvida pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, e teve resultados promissores nas primeiras duas fases de testes. O imunizante chamado de mosaico começou a ser desenvolvido há cinco anos.
A vacina injetará um vírus inofensivo para o ser humano, o Adenovírus 26, com o objetivo de fornecer ao corpo informações genéticas necessárias para a produção de defesas contra o HIV.
Em São Paulo, os voluntários podem procurar o centro de Referência Vila Mariana, o Hospital Emílio Ribas e também a USP, sendo que é necessário não ser portador do vírus HIV e também passar por uma triagem.
Metade dos voluntários receberá a vacina, enquanto a outra metade receberá o placebo. Após a vacinação, os voluntários serão acompanhados por um período entre 18 e 24 meses.