Vacinação para idosos a partir de 70 anos começa nesta quinta (2/3)
A Prefeitura de Niterói iniciou, nesta quinta-feira (2/3), a vacinação para idosos com 70 anos ou mais com a Pfizer Bivalente, um imunizante atualizado contra a covid-19. A vacinação também contempla pessoas com idade igual ou superior a 30 anos do grupo de imunossuprimidos. O imunizante contém cepas atualizadas e protege também contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron.

A vacinação segue calendário por idade e, nesta sexta-feira (3/3), chega a qualquer pessoa com 12 anos ou mais com doenças imunossupressoras e, a partir de segunda-feira (6/3), alcança todos os idosos a partir de 60 anos.
O ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, esteve na Policlínica do Barreto acompanhando sua mãe, dona Luiza Neves Barreto, de 79 anos, durante a vacinação.
“Começou na segunda-feira a vacinação para os idosos com a vacina bivalente, que é prioridade, neste primeiro momento. Vacinar é um ato de amor. A vacina da Pfizer protege contra todas as variantes da Covid-19 e ajuda na proteção do idoso para que ele não tenha nenhuma complicação caso venha a ter a doença. É muito importante que você leve sua mãe, seu pai e seu avô para os postos de saúde da cidade. Milhares de idosos se vacinaram nesses dias”, reforçou Rodrigo Neves que também agradeceu o empenho dos profissionais de saúde durante todo o período da pandemia.
Nesta fase também serão vacinadas as pessoas vivendo em Instituição de Longa Permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, a partir de 12 anos. Para receber a dose da vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para crianças e adolescentes é necessário a presença do responsável legal. Para se vacinar com a dose bivalente, é preciso ter, pelo menos, duas doses anteriores contra covid-19. É preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses de intervalo entre uma dose e outra.
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, contou que vai ampliar a faixa etária à medida que mais imunizantes forem entregues ao município.
“Nesses primeiros dias foram quase 5 mil idosos vacinados. É muito simples, todas as unidades estão dispostas com um computador com internet para que quando a pessoa vacine, os profissionais de saúde, já lancem no sistema de vacinação do Ministério de Saúde para que a pessoa tenha a carteirinha digital no próprio dia. A tecnologia ajuda a gente a ter o controle dessa vacinação. Venham vacinar, a vacina protege e traz saúde. À medida que recebermos mais vacinas da Secretaria de Estado, vamos ampliar a faixa etária”, destacou Anamaria.
Ex-professora do município e ex-diretora de escolas públicas na Região Norte, Luiza Neves Barreto, mãe do secretário Rodrigo Neves, deu o exemplo ao se vacinar.
“A aplicadora foi ótima. Acho muito importante a vacinação. Estava ansiosa para tomar essa. Vale a pena. O SUS está aí, faz um trabalho lindo de proteger a população. Viva o SUS”, disse dona Luiza.
Além do ex-prefeito e atual secretário Executivo, estiveram presentes o vice-prefeito, Paulo Bagueira, a secretária de Saúde, Anamaria Schneider, e a vice-presidente da Atenção Básica de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, para reforçar a importância do ato de se vacinar.
Imunossuprimidos
Neste grupo estão contempladas pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; vivendo com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses 120 mg/dia por 14 dias no caso de adultos ou, em crianças, doses de 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 Kg; pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias); com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.
Orientação para pessoas acamadas
A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que, para solicitar o cadastro de vacina para acamados (de quem ainda não o possui), é necessário enviar um e-mail para covid19.acamadosniteroi@gmail.com. No dia da visita deve-se apresentar comprovantes de 1ª e 2ª doses; documentação com foto e CPF; e laudo ou declaração médica justificando a necessidade da vacinação na residência.
Outras doses
Niterói continua com a aplicação da segunda dose de reforço de pessoas com 18 anos ou mais. A terceira dose é destinada para adolescentes de 12 a 17 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose. O município ainda mantém vacinas para aplicação da primeira e segunda doses em crianças entre 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos.
Também estão sendo imunizadas as crianças com idade entre 6 meses e 2 anos com algum tipo de comorbidade, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
Calendário da dose bivalente:
Idosos:
A partir de 28/02- pessoas com 80 anos ou mais
A partir de 01/03- pessoas com 75 anos ou mais
A partir de 02/03- pessoas com 70 anos ou mais
A partir de 06/03- pessoas com 60 anos ou mais
Imunossuprimidos:
A partir de 28/02- pessoas com 50 anos ou mais
A partir de 01/03- pessoas com 40 anos ou mais
A partir de 02/03- pessoas com 30 anos ou mais
A partir de 03/03- pessoas com 12 anos ou mais
Outros grupos:
A partir de 27/02- pessoas vivendo em instituição de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, a partir de 12 anos.
A partir de 20/03 – gestantes e puérperas
A partir de 17/04- Trabalhadores de Saúde; Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); População Privada de Liberdade (a partir de 18 anos): Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); Funcionários do sistema de privação de liberdade
Locais de vacinação com a imunização bivalente:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
Unidade Básica da Engenhoca – Rua Cel Guimarães, 724, Engenhoca.
Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)
Vacina para bebês
O esquema primário de vacinação para crianças de seis meses a dois anos será composto por três doses: duas iniciais com intervalo de 4 semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, 8 semanas. As doses para esse público-alvo são aplicadas em quatro unidades de diferentes regiões da cidade, por conta do número reduzido de vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde.
São elas a Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço; Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil; a Policlínica Regional da Engenhoca e a Policlínica Regional de Itaipu.
Locais de vacinação para crianças de 6 meses a dois anos:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
Locais de vacinação para os outros públicos-alvo:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha