Vagas na Av. Amaral Peixoto e mais 200 paraciclos
O estacionamento rotativo na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, está autorizado a partir deste sábado, 5 de dezembro, até o dia 2 de janeiro. A operação é realizada anualmente durante o período de aumento do fluxo de compras natalinas no comércio da região. As 150 novas vagas serão implementadas na faixa da esquerda no trecho entre a Rua Visconde de Sepetiba e Avenida Visconde do Rio Branco, junto à ciclovia, em posição de 45 graus, e na faixa da direita entre as ruas Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro e Maestro Felício Toledo, em posição longitudinal. O estacionamento rotativo na Amaral Peixoto será permitido todos os dias da semana entre 7h e 18h, e está limitado a dois períodos de duas horas por veículo.

Mais 200 paraciclos
Mais 200 paraciclos estão sendo instalados em Niterói. Por meio do programa Niterói de Bicicleta, as unidades estão sendo instaladas nas Regiões Norte, Praias da Baía, Pendotiba e Leste. Com a conclusão desta etapa do trabalho, a cidade chega a 1220 unidades instaladas, o que corresponde a mais de 2400 vagas para bicicletas.
A escolha dos locais para a instalação, de acordo com o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, foi feita por meio de uma consulta participativa, na qual a população pôde sugerir quais os pontos em que gostariam de ter os equipamentos.
“A instalação de paraciclos é parte das ações de incentivo à mobilidade por bicicleta que vêm sendo implementadas em Niterói, visto que a disponibilidade de locais de parada é um elemento relevante na opção pela bicicleta por parte da população. Além disso, os paraciclos ainda ajudam no ordenamento urbano evitando que as bikes obstruam a passagem de pedestres nas calçadas”, afirma Filipe Simões.
O coordenador do programa revela, ainda, que mais 800 paraciclos serão instalados na cidade, em breve.
“Com a aquisição de 800 unidades adicionais, a Prefeitura de Niterói ganhará mais agilidade no atendimento das demandas de instalação de paraciclos, que poderão ser enviadas ao Programa Niterói de Bicicleta através dos seus canais virtuais. É um serviço que gera benefícios a toda a população, ciclistas ou não”, enfatiza.