Veja quem são os vencedores do Prêmio "Energia Global"
- Mehane Albuquerque
- há 5 dias
- 2 min de leitura
O Comitê Internacional do Prêmio "Energia Global" revelou os nomes dos laureados de 2025. Entre os vencedores estão pesquisadores da China e da Rússia, cujas descobertas e inovações oferecem novas soluções para a geração, transmissão e uso da energia. A rede TV BRICS foi parceira internacional do evento.

Na categoria "Energia Tradicional", o prêmio foi concedido ao chefe do Instituto de Pesquisas em Tecnologias de Alta Voltagem e professor da Universidade Tsinghua (China), Jinliang He, pelo desenvolvimento de tecnologias avançadas de transmissão de energia elétrica em tensões ultra e extra-altas.
Representando a Rússia, o vencedor na categoria "Novas formas de uso da energia" foi Vladislav Khomitch, diretor científico do Instituto de Eletrofísica e Energia Elétrica da Academia Russa de Ciências (RAN), reconhecido por suas contribuições ao desenvolvimento da energia por pulsos e de tecnologias de plasma.
Neste ano, o prêmio recebeu 90 candidaturas de cientistas de 44 países. A lista final incluiu 15 indicados de 8 nações. A cerimônia de anúncio dos vencedores aconteceu em Krasnoiarsk, com a presença do governador da região, Mikhail Kotiukov; do presidente da Associação "Energia Global", Serguei Brilev; do presidente do Comitê Internacional, Rae Kwon Chung; e de jurados da China, África do Sul, Rússia e outros países.
"Krasnoiarsk se candidatou para sediar a cerimônia de anúncio dos vencedores. Os indicados ao Prêmio 'Energia Global' apresentaram muitos projetos e ideias interessantes, o que também representa um importante trabalho de divulgação científica", destacou Kotiukov.
A cerimônia contou ainda com a participação de Iulia Nazarkina, coordenadora de projetos internacionais no departamento de cooperação com países da Ásia Oriental e da África da TV BRICS.
"O Prêmio 'Energia Global' estimula o avanço da ciência e demonstra a importância da cooperação internacional. Por isso, a TV BRICS já atua como parceira de mídia do prêmio há vários anos", enfatizou ela.
Parceiros internacionais da rede de mídia dos países do BRICS também marcaram presença no evento, entre eles o editor-chefe do African Times (África do Sul), Piet Rampedi; o editor executivo da IANS (Índia), Pawan Kumar; e o chefe de reportagem do China Daily (China), Liu Hongjie.
Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a mensagem em vídeo enviada da Estação Espacial Internacional, com felicitações aos vencedores feita pelos cosmonautas Serguei Rijikov, Aleksei Zubritski e Kirill Peskov. A entrega oficial do prêmio ocorrerá durante a "Semana da Energia da Rússia", prevista para os dias 15 a 17 de outubro, em Moscou.
Fonte TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments