top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

"Vem domingo", poema-esperança da vitória democrática


Marco Lucchesi / Reprodução

O poeta, romancista, ensaísta, tradutor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, declamou neste sábado, 29, por meio de sua conta no Twitter, uma poesia de sua autoria em que evoca o domingo da eleição do segundo turno para presidente da República com a convicção de que a democracia brasileira sairá vitoriosa, superando o período de ameaças autoritárias e de retrocessos democráticos inaugurado com a chegada ao poder do neofascismo, representado em sua maior expressão por Jair Bolsonaro, atual presidente e candidato à reeleição pelo PL.

A esperança contida nos versos de Lucchesi são ainda mais alimentadas pelas últimas pesquisas eleitorais da atual campanha, divulgadas a menos de 24 horas do pleito. Dois dos mais importantes institutos de pesquisa - IPEC e Datafolha - confirmam a tendência de vitória do candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com resultados que o colocam na liderança, ora no limite da margem de erro, como no caso do Datafolha, ora com maior margen de votos, conforme registrado pelo IPEC.

Segundo o Datafolha, Lula tem 52% do votos válidos, contra 48% de Bolsonaro, o que coloca o petista no limite da margem de erro, que é de 2 pontos para mais ou para menos. Por sua vez, o IPEC apresenta o ex-presidente com 54% das intenções de votos (válidos), contra 46% do atual presidente e candidato à reeleição.

A inspiração poética de Marco Lucchesi, porém, prevê um domingo iluminado para a democriacia. Um dia doloridamente aguardado pelos brasileiros. Um desafogo para o país asfixiado nos últimos anos pelos arreganhos fascistas. Ouça a poesia:

Crédito da foto da capa: Joshua Tree, CA, United States


Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page