top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Venezuela: exercício militar dos EUA em Trinidad e Tobago é ‘grave ameaça’


(Getty Images)
(Getty Images)

O governo da Venezuela classificou a realização de exercícios militares dos Estados Unidos em Trindad e Tobago, próximo à costa venezuelana, como uma “provocação hostil” e uma “grave ameaça à paz no Caribe”. O comunicado foi divulgado neste domingo (26) pela vice-presidenta Delcy Rodríguez.


“A República Bolivariana da Venezuela denuncia perante a comunidade internacional a perigosa realização de exercícios militares por parte do Governo de Trinidad e Tobago entre os dias 26 e 30 do presente mês, sob coordenação, financiamento e controle do Comando Sul dos Estados Unidos, ação que constitui uma provocação hostil contra a Venezuela e uma grave ameaça à paz do Caribe”, diz um trecho do informe.


A nota afirma, ainda, que o governo venezuelano capturou um grupo mercenário que operava com “informação direta da agência de inteligência estadunidense, a CIA“, cujo objetivo seria levar adiante um ataque de falsa bandeira — uma operação planejada planejada para enganar a opinião pública e justificar uma reação. “Está em curso um ataque de falsa bandeira a partir de águas limítrofes com Trinidad e Tobago, ou do próprio território trinitário ou venezuelano, que provoque um confronto militar contra o nosso país”, diz o comunicado.


A nota divulgada pela vice-presidenta venezuelana também diz que, ao abrir seu território para um treinamento militar dos Estados Unidos, o governo de Trinidad e Tobago abre mão de sua soberania. “O governo da primeira-ministra Kamla Persad-Bissessar renunciou à soberania de Trinidad e Tobago para atuar como colônia militar subordinada aos interesses hegemônicos dos Estados Unidos, convertendo seu território em um porta-aviões estadunidense para a guerra em todo o Caribe contra a Venezuela, contra a Colômbia e contra toda a América do Sul.”


Na semana passada, os Estados Unidos anunciaram o envio do porta-aviões USS Gerald Ford, classificado pela Marinha estadunidense como “a plataforma de combate mais capaz, adaptável e letal do mundo”, para as águas da América do Sul. Além do navio, o contratorpedeiro USS Gravely foi enviado a Porto Espanha, capital de Trinidad e Tobago, onde os fuzileiros navais dos Estados Unidos vão realizar treinamento militar durante essa semana. A informação foi confirmada pelo ministério de Relações Exteriores do país caribenho.


“O Ministério das Relações Exteriores informa ao público que o USS Gravely visitará Trinidad e Tobago de 26 a 30 de outubro, atracando em Porto de Espanha, enquanto a 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos realizará treinamentos conjuntos com a Força de Defesa de Trinidad e Tobago durante o mesmo período. A presença dos serviços militares dos EUA em Trinidad e Tobago destaca o compromisso dos Estados Unidos com a segurança regional e com os esforços de cooperação no Caribe”, diz o comunicado.


Em resposta à declaração emitida pela vice-presidenta Delcy Rodríguez, o governo de Triniad e Tobago afirmou que valoriza as relações com a Venezuela e que o treinamento tem o objetivo de combater o crime “transnacional e fortalecer a resiliência por meio de treinamentos, atividades humanitárias e cooperação em segurança”. O governo reiterou que valoriza a relação com o povo da Venezuela, “dada nossa história compartilhada e os estreitos laços fraternais”, diz a nota divulgada neste domingo (26) pela chancelaria.


Do Brasil de Fato

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page