Vergonha: Brasil passa de 400 mil mortos por Covid
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Vergonha: Brasil passa de 400 mil mortos por Covid


(Foto: Amazônia Real)

O Brasil registrou nesta quinta-feira (29) mais uma marca da vergonha nacional durante a pandemia do coronavírus. Com 3.001 mortes por Covid-19 registradas nas últimas 24 horas, o país totalizou 401.186 óbitos acumulados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 2.526.

Com atrasos no fornecimento de vacinas e com mais de 100 mil brasileiros mortos nos últimos 37 dias, o ritmo de óbitos também dobrou em 2021.

Já são também 99 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de mil e 44 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia no Brasil. Esses dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Em casos confirmados, desde que a pandemia começou no Brasil, 14.590.678 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 69.389 desses confirmados só nesta quinta-feira. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 60.386 novos diagnósticos por dia.

Desde o início de junho, o Conass divulga os números da pandemia da Covid-19 por conta de uma confusão com os dados do Ministério da Saúde. As informações dos secretários de saúde servem como base para a tabela oficial do governo, mas são publicadas cerca de uma hora antes.

Mais de 150 milhões pessoas foram infectadas em todo o mundo. Do total de doentes, mais de 3,1 milhões morreram, segundo o mapa da Covid-19 da Universidade Johns Hopkins.

Vergonha: ministros tomam vacina escondidos

Nesta quinta-feira também veio a público que mais dois ministros do governo Bolsonaro tomaram vacina contra a Covid-19 escondidos (do chefe). Além do ministro do Gabinete Civil, general Luiz Eduardo Ramos, outros dois ministros militares foram tomar vacina em segredo: o general Braga Netto, da Defesa, e o almirante Bento Albuquerque, de Minas e Energia. A informação é do Globo.

Na terça-feira, sem saber que estava sendo gravado, general Ramos confirmou que tomou a vacina "escondido": “Tomei escondido, né, porque a orientação era para não criar caso, mas vazou. Eu não tenho vergonha, não. Tomei e vou ser sincero. Como qualquer ser humano, eu quero viver, pô. E se a ciência está dizendo que é a vacina, como eu posso me contrapor?”

Dos oito ministros do governo federal que já estão em idade para tomar a vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal, ao menos seis já receberam a primeira dose. O ministro Onyx Lorenzoni, da Secretaria-Geral, afirmou que decidiu não tomar a vacina, apesar de já ter direito. Segundo sua assessoria, Onyx está "controlando sua imunidade e, a princípio, tomará quando todos estiverem vacinados". O discurso é negacionista igual ao do presidente Jair Bolsonaro, que repetiu nesta quarta-feira que só irá receber o imunizante depois que "o último do Brasil tomar".

Três ministros já haviam divulgado que tomaram a vacina: Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Tereza Cristina (Agricultura) publicaram fotos em suas contas no Twitter, enquanto Paulo Guedes (Economia) foi filmado enquanto recebia o imunizante e deu uma entrevista depois. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, que tem 63, pode se vacinar no Distrito Federal desde a última sexta-feira. Procurada, a assessoria de imprensa do MEC não informou ao Globo se ele já recebeu o imunizante.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page