VI Fórum Internacional dos Municípios do BRICS começa na Rússia
Representantes de mais de 80 regiões da Rússia e de 120 países estrangeiros chegaram a Moscou para o VI Fórum Internacional dos Municípios (FIM) dos países do BRICS. No total, o evento contou com cerca de 5 mil participantes, dos quais 700 especialistas atuarão como palestrantes.
O fórum está incluído no calendário da presidência da Rússia no grupo BRICS em 2024. O evento começou nesta terça-feira (27/8) e vai até amanhã (quarta, 28/8), com o apoio da Administração Presidencial da Rússia, do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, do Conselho da Federação, do Departamento de Relações Econômicas Externas e Internacionais de Moscou, da Duma de Moscou e da Fundação Roscongress.
A TV BRICS é membro do Comitê Organizador do FIM e atua como parceira de mídia internacional do fórum. Em um comentário exclusivo para a rede, Serguei Cheremin, chefe do Departamento de Relações Econômicas Externas e Internacionais de Moscou, enfatizou:
"Este fórum nos permitirá fortalecer as relações não apenas entre as capitais do BRICS e Moscou, mas também entre nossos parceiros em todos os continentes. Hoje, mais de 60 delegações oficiais estão no evento. [...] Para nós, essa presença é uma prova do interesse de nossos sócios nas tecnologias que Moscou está introduzindo na esfera municipal".
O programa consiste em vários blocos temáticos. No decorrer das sessões e mesas-redondas, os participantes do FIM discutirão a integração intermunicipal internacional, a cooperação entre megalópoles por meio de parlamentos municipais e regionais, a parceria no âmbito do BRICS, o desenvolvimento de infraestrutura de transporte, saúde, ciência e educação, bem como o papel das tecnologias da informação nas cidades modernas.
A sessão plenária foi o ponto central do programa de negócios do fórum. Os participantes destacaram as principais tarefas e tendências no desenvolvimento das megalópoles.
De acordo com Dawood Al Shezawi, presidente do Fórum Anual de Investimentos dos Emirados Árabes Unidos, o FIM é um formato eficaz para a interação entre as principais cidades do BRICS.
"Os contatos entre os funcionários do governo elevam a cooperação entre as cidades a um novo nível. Discutimos formatos de parceria, troca de experiências e implementação de tecnologias avançadas. Esse diálogo deve, em última análise, melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos", afirmou Al Shezawi.
Por sua vez, Vladimir Platonov, presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Moscou, declarou à TV BRICS sobre a parceira entre os empresários da capital e seus colegas dos países do BRICS.
“O FIM é uma plataforma em que não apenas os empresários de Moscou, mas também empresas de outras regiões da Rússia podem construir laços internacionais", explicou ele.
De acordo com Platonov, a capital russa tem muito a oferecer aos sócios estrangeiros. Em primeiro lugar, são as conquistas no campo das tecnologias da informação, que são usadas em todas as esferas da vida, desde a criação de um ambiente urbano confortável e a otimização do trabalho dos órgãos governamentais até o desenvolvimento do transporte urbano e a manutenção da lei e da segurança.
Além disso, a troca de experiências no uso de tecnologias da informação despertou grande interesse dos participantes do FIM.
Tribhuvan Darbari, presidente do Secretariado Indiano do Conselho Empresarial da Organização de Cooperação de Xangai, disse à TV BRICS que as tecnologias da informação e a inteligência artificial podem se tornar um dos novos pontos de referência para o desenvolvimento da parceria russo-indiana.
"As regiões russas têm interesse em desenvolver a colaboração com a Índia. Realizei várias reuniões com seis governadores dispostos a estabelecer laços comerciais", revelou Darbari.
Em um comentário exclusivo para a TV BRICS João Paulo de Oliveira, diretor do Departamento de Cooperação Internacional Bilateral da Prefeitura de São Paulo, disse que também teve encontros produtivos com representantes do setor de transportes na capital russa. Segundo ele, as bases para uma futura cooperação entre Moscou e a cidade brasileira estão sendo lançadas no FIM.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Σχόλια