'Vida, Pão, Vacina e Educação', gritam estudantes em protestos pelo país
Estudantes de todo o país se mobilizaram nesta terça-feira (30/3) em várias cidades pelo direito à vacina, por proteção social para os vulneráveis e contra a política negacionista do governo federal. 'Vida, Pão, Vacina, Educação e Fora Bolsoraro' foram os temas dos protestos, marcados pela colocação de faixas e cartazes em locais de visibilidade nas capitais, e também através de ações nas redes sociais. O ato foi organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)
Segundo as entidades estudantis, os temas do protesto resumem as preocupações do povo brasileiro diante da inação do governo Bolsonaro para conter a pandemia e oferecer suporte para pobres e desempregados. A inflação, a alta no preço dos alimentos, a interrupção do auxílio emergencial, além do descaso com a ciência e a educação — áreas importantes para a superação da crise socioeconômica e sanitária.
“É o grito dos estudantes que não aguentam mais e que não se calarão diante de um governo genocida. Não podemos perder uma geração para a desesperança, a fome, o trabalho precário, a evasão escolar. Exigimos urgência para vacinar toda a população, exigimos direito à vida”, disse Rozana Barroso, presidente da UBES, em reunião da Jornada de Lutas 2021.
A jornada é um conjunto de mobilizações que marcam o mês de março, em homenagem a Edson Luis, secundarista assassinado pela polícia da ditadura militar em 28 de março de 1968, no Rio de Janeiro. As ações também “descomemoram” o Golpe Militar de 1964. A edição de 2021 foi aprovada em reunião das diretorias executivas das entidades no último dia 16.
No encontro também foi decidida a realização conjunta da 12ª Bienal da UNE. O Festival dos Estudantes terá como tema “Brasil, um povo que resiste”. A abertura será no dia 27 de abril e a programação de mostras e debates, todos online, vai do dia 19 a 23 de maio.
Comments