top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Vídeo: 'plogging' tem cada vez mais adeptos na Rússia

Você já ouviu falar em 'plogging'? Trata-se de uma prática singular que combina corrida com coleta de lixo, e que surgiu em 2016 na Suécia. A ideia ganhou apoio em outros países. Na Rússica, o esporte sustentável já faz parte dos programas de manutenção e preservação de parques naturais. Em 2018, foi realizada a primeira corrida em Moscou, na área protegida de Kuzminki-Liublino. E depois, a modalidade foi estendida a outros locais, como a floresta Bittsevski e em Zmailovo.

TV Brics

Para praticar plogging não é necessário nenhum equipamento profissional nem trajes especiais, apenas um saco de lixo. Durante a corrida, os participantes abaixam-se e recolhem os detritos no caminho. Esse tipo de exercício é chamado de corrida com carga complexa e os movimentos trabalham todos os grupos musculares.


Alguns corredores mais experientes incluem apetrechos como luvas para proteger as mãos e grandes 'pinças' para pegar o lixo no chão de forma mais rápida e eficiente. Há, também, os que separam em sacos diferentes os detritos recicláveis dos demais.


Na Rússia, famílias inteiras aderiram ao plogging, independentemente da neve, chuva ou frio. Muitas delas já possuem o hábito de separar o lixo em casa, tentando reduzir ao máximo a produção de resíduos. Nesse caso, o exercício para eles não é apenas para perder calorias, mas parte de um estilo de vida consciente.


Uma das equipes praticantes coletou 12 toneladas de resíduos em um ano. Dentre o material recolhido há de tudo: garrafas, latas, embalagens e até pneus de automóveis.


Na linha de chegada, caçambas aguardam as sacolas de lixo dos corredores. Para compensar todo o esforço, no final os atletas ganham chá com bolinhos. E mesmo que a competição eleja os corredores mais rápidos e eficientes, o grande vencedor é sempre o mesmo: o meio ambiente.


Confira a reportagem da TV Brics

*Com informações da TV Brics



Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page