top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Viradouro encerra Outubro Rosa da Oncomed e da Pró-Onco Mulher

Informações diferenciadas, depoimentos de grandes influenciadores, o calendário 2025 com pacientes oncológicos, mais uma jornada médica e roda de conversa sobre o câncer de mama, entre outras atividades culturais, mentais e até espirituais, como o projeto Yoga na Praia. Assim foi a 8ª edição do Outubro Rosa realizada pela Oncomed e Pró-Onco Mulher, com diversos eventos ao longo do mês para alertar sobre a doença.

Divulgação

O último deles foi o “Nosso Dia Pink”, que reuniu nesse sábado, 26/10, mais de 500 pessoas no Reserva Cultural, em um dia inteiro de ações de cuidados, música, interação e muita emoção, encerrado ao som e animação da bateria da Escola de Samba Unidos do Viradouro, campeã do carnaval carioca 2024.


O “Nosso Dia Pink” tem sido o ponto alto do Outubro Rosa realizado pelas duas instituições oncológicas de Niterói, esse ano iniciado em 6/10 com o Yoga na Praia, que contou com cerca de 150 pessoas na areia da praia da Boa Viagem. A programação teve ainda a Jornada Médica de Mastologia, que reuniu 70 médicos no Hospital Icaraí no dia 19; e a roda de conversa sobre o câncer de mama na tarde do dia 23 na unidade São Francisco da Oncomed, com a participação de 60 pessoas, a maioria pacientes oncológicos.


“A ideia do Outubro Rosa é falar, discutir, trocar informações, alertar e propagar o grande problema hoje no Brasil, que é o câncer de mama. O “Nosso Dia Pink” foi maravilhoso, um evento com informação, música, dança, animação e muita emoção. E isso é muito gratificante. Demais ver os olhinhos das pacientes brilhando com essas ações. Agradeço a todos que participaram e no ano que vem tem mais”, comemorou o mastologista Rodrigo Souto, um dos idealizadores do “Nosso Dia Pink” e diretor da Pró-Onco Mulher.


Patrícia Arraes, nutricionista oncológica e também uma das idealizadoras do evento, explicou que o “Nosso Dia Pink” foi criado para fazer com que um dia ficasse marcado o ano inteiro na vida de pacientes que estão vivendo ou já enfrentaram dias punks.


“Esse é um movimento de energia para tirarmos o holofote da doença e falar sobre o viver, o bem viver e felicidade. Este ano, o nosso tema é “EnvelheSER, a alma pink”. Qual idade você tem? A idade que nós temos é a idade da nossa alma. É aí que a gente imprime cor, vivência, vida e energia aos nossos dias. Então, esse evento tem o objetivo de reprogramar essas pacientes para que elas entrem nessa idade cronológica da alma, convidando todo mundo a superviver com saúde, mesmo tratando um câncer. Mas, o mais importante do que isso, é fazer com que elas se tornem protagonistas das suas vidas e sejam felizes em qualquer momento, e não só pensar em finais felizes. Aqui a gente faz os durantes felizes“, destaca Patrícia Arraes.

Divulgação

Nosso Dia Pink


O evento começou com um painel de depoimentos emocionantes de grandes influenciadores digitais do Brasil, ligados ao mundo oncológico, como Gi Charaba (@gicharaba); Isaac Wellness (@isaacwellness); Anna Carolina (@fevereirorosa) e Jussara Del Moral (@supervivente). Todos foram ou ainda são pacientes oncológicos, que usam as mídias digitais para mostrar o dia a dia de forma positiva.


Lutando contra o câncer de mama metastático há quase 18 anos, Jussara Del Moral, 60 anos, é um exemplo de resiliência. Após o primeiro diagnóstico em 2007, viajou por 24 países contando sua experiência para acolher e empoderar as pessoas.


“Não é romântico, não é fácil, mas é possível viver bem com o câncer. Esse evento me deixa muito emocionada, pois celebra a paciente. Aqui todo mundo é estrela, não só quem sobe ao palco. Foi muito legal conversar com meus outros colegas “superviventes”. A gente influencia muitos pacientes e isso é muito legal porque a intenção é a influência do bem, é inspiração, já que todos nós estamos no mesmo barco ou já estivemos. O “Nosso Dia Pink” é um dia de cura. É um dia de muito amor, de muita informação, de muita troca, e estou muito feliz por poder participar mais uma vez”, afirmou Jussara.


Isaac Wellness, de 35 anos, foi diagnosticado com câncer de testículo metastático aos 19 anos, e após todo o processo de tratamento se formou em educação física, se especializou em oncologia e fundou o Clube Oncológico, o primeiro programa do Brasil de combate à fadiga oncológica.


“É muito gratificante poder voltar a esse evento para motivar e inspirar outras pessoas. Já participei quatro vezes, três delas presencialmente. O “Nosso Dia Pink” levanta a autoestima de qualquer paciente, trazendo muita informação de qualidade, segurança e, sobretudo, acolhimento, amor e carinho. É um movimento que já faz parte do nosso calendário”, disse Isaac Wellness.


Durante o evento, Lilian Ribeiro, jornalista da TV Globo e paciente oncológica, participou do bate papo sobre o crescimento e o tempo com a escritora Kika Gama Ribeiro, de 60 anos, que acabou de lançar o livro “Crônicas de uma Carioca Grisalha”, sobre como é envelhecer no Rio de Janeiro e a sua jornada de cura.


“Fui convidada para falar como ex-paciente oncológica no “Nosso Dia Pink”. No meu livro falo, sem filtro, sobre as dores e sabores da passagem dos 60 anos. Tem muito humor, muito sexo e é bastante divertido”, conta Kika, que se tratou de um câncer de endométrio e passou por várias cirurgias com a retirada de seis órgãos.


Na conversa, Lilian Ribeiro relatou que, desde que foi diagnosticada com câncer de mana, há três anos, sempre fala sobre o assunto por onde passa.


“Falo sobre esperança, sobre possibilidades. Acho que precisamos sempre tentar retirar o estigma que essa doença tem. É uma doença grave e difícil, mas é possível passar por ela. Essa é a mensagem que eu tento sempre espalhar. E estar aqui no “Nosso Dia Pink” é uma alegria, um prazer porque eu me sinto mais uma entre muitas mulheres que encaram o desafio do câncer de mama. É um evento feito não só para falarmos da doença, mas para falarmos sobre a gente, do que a gente é, do que a gente sonha e como a gente pode ultrapassar coisas nesse processo. É um dia de diversão e alegria para a gente”, destaca a jornalista de 40 anos.


No evento houve também o pré-lançamento da obra “Alimento para o corpo e nutrição para a alma, livro de nutrição oncológica direcionada, Volume 1 - Câncer de mama”, do oncologista do Inca e da Oncomed, Marcos Saramago; das nutricionistas oncológicas Patrícia Arraes e Priscilla Goretti e da radio-oncologista Ana Beatriz Ribeiro. A obra explica como a nutrição pode ser uma grande aliada no combate aos efeitos colaterais da quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapia hormonal. Repleto de orientações nutricionais, dicas práticas e receitas saudáveis para quem enfrenta o tratamento oncológico, especialmente o câncer de mama, o livro tem a missão de ajudar pacientes a se sentirem mais fortes e preparados para essa jornada, com base em uma alimentação adequada e um suporte acolhedor.


Já na roda de conversa “O novo envelheSER”, a terapeuta Marceli Jordão, a geriatra Marcelle Xavier Bastos e a ginecologista Kátia Araújo fizeram um convite às pacientes para que envelheçam com a idade da alma que cada uma quiser, superando juntas cada desafio.


Entre as atividades do evento, a advogada Nathalia Cavalcanti falou sobre os direitos dos pacientes oncológicos em um bate papo com a influenciadora digital Gislene Charaba, a Gi Charaba, modelo e miss Acre que em 2017 retirou dois tumores na mama esquerda e, por conta da metástase, mais de 70% do esterno, osso do meio do peito.

Divulgação

Outras ações


Durante todo o dia, houve diversas dinâmicas, desfile de pacientes, apresentações da banda Viva Batuque, do coral e do grupo teatral Amigas do Peito Por Aí (APPA), além de um coral especial formado pela plateia com regência da maestrina Nayana Torres. No encerramento, o show ficou por conta da bateria da Viradouro, que fez as pacientes caírem no samba, literalmente, em celebração à vida.


Este ano faltou a tradicional caminhada na Praia de Icaraí, prevista para o domingo, dia 20, mas que, por conta da chuva, foi adiada para esse último domingo de outubro, dia 27. Como a chuva não deu trégua, o evento acabou cancelado.


Outros eventos promovidos ao longo do mês


Entre as atividades do Outubro Rosa das duas instituições está a roda de conversa Eu e o Câncer, realizada no dia 23, no espaço cultural da Oncomed, em São Francisco. Conduzido pelo mastologista Rodrigo Souto e a psicanalista e psicóloga Christiane Couri, gestora de psicologia da Oncomed, o evento reuniu mais de 60 pessoas e contou com a participação da advogada Solange Pacheco e da psicopedagoga Simone Mattos, autoras de livros em que relatam suas vivências no enfrentamento à doença.


“O Outubro Rosa é uma ação de conscientização à vida, ao amor próprio, ao cuidado. E sempre desenvolvemos na Oncomed esse conceito de humanização, de estar com o outro, de abrir caminhos para dar voz ao outro. Este ano foi muito especial, trouxemos duas queridas escritoras que, pela escrita, puderam encontrar saídas para atravessar o diagnóstico e a doença. Isso também deu caminho para trocas entre nossos pacientes”, destacou Christiane Couri.


Durante o encontro, outras pacientes oncológicas deram seus depoimentos e compartilharam suas experiências, demonstrando que é possível encontrar caminhos, mesmo com todas as adversidades, para enfrentar a vida com mais leveza. Foi o caso da Livia Lima Madruga, de 38 anos, que estampa o mês de março do calendário 2025 das duas instituições, que pelo quarto ano consecutivo, traz pacientes oncológicos como protagonistas, lançado e distribuído aos participantes no fim da roda de conversa.


“Agradeço todo o acolhimento oferecido. A roda de conversa foi mais uma ação que nos permitiu enxergar possibilidades de mudanças positivas durante esta nossa trajetória. Falamos sobre a importância de nos conhecermos, de olhar para a nossa saúde e de procurar rede de apoio. E compartilhamos também nossas histórias e experiências“, finaliza Lívia, diagnosticada no início de 2023 com câncer colorretal metastático e que segue em acompanhamento médico.


Outra ação da programação promovida para alertar e conscientizar a população sobre a prevenção e os riscos do câncer de mama é o Yoga na Praia, que pelo quarto ano marcou a abertura da agenda do Outubro Rosa. Promovida pelo Estúdio Dharma Bhūmi, a atividade vem atraindo a cada ano mais participantes que se reúnem na praia da Boa Viagem. O mesmo acontece com a já tradicional Jornada de Mastologia, que chegou à oitava edição contando com mais de 70 médicos. No encontro organizado pelo mastologista Rodrigo Souto e os oncologistas Victor Marcondes e Vivian Pontes, da Oncomed, os profissionais discutiram casos clínicos apresentados, em sua maioria, por Rodrigo Souto.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page