Volta Redonda não aguenta mais o pó metálico emitido pela CSN
- Mehane Albuquerque
- 21 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Jornal Maioridade - Segundo artigo do Jornal de Pneumologia, o pó de ferro, quando inalado por longo tempo, causa uma lesão mista nos pulmões, denominada “sidero silicose”, e há evidências do aumento da incidência de câncer no pulmão e doenças obstrutivas das vias aéreas causadas diretamente por essa exposição. Pois é a isso que estão expostos praticamente todos os moradores de Volta Redonda, que não aguentam mais os problemas causados pela emissão do pó metálico da Companhia Siderúrgica Nacional. Além das doenças, existe o trabalho insano de limpar as casas e, horas depois, estar tudo cheio de pó de novo.
Por causa da poeira metálica da CSN, Volta Redonda deve ser um dos municípios brasileiros com mais casos de rinite alérgica. E os efeitos de inalar o pó preto são terríveis, pois a poeira de ferro e carvão provoca dores de cabeça, coceiras na pele, no couro cabeludo e dificuldades de respirar. Um simples teste com imã prova que a poeira tem origem magnética.
Multas não adiantaram
A CSN já foi multada várias vezes pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmados entre a CSN e o Instituto, com prazo para obras de adequação até agosto deste ano, com investimentos de R$ 303 milhões, mas já estamos em junho e parece que nada foi feito.
A poluição da CSN, enfim, afeta a vida direta. A poeira, muitas vezes, pode ser vista, cai no olho e as dependências das casas ficam cinza, mesmo com as janelas fechadas. Doenças respiratórias como bronquite, sinusite, reações alérgicas imperam em Volta Redonda.
“E a qualquer ameaça de chuva a CSN aumenta a poluição. A gente sente um cheiro de podre no ar. É muito descaso com a população”, afirma uma moradora.
O pior é que, além dos problemas citados acima, estudos já mostraram também a relação com efeitos indesejáveis na gravidez, como baixo peso ao nascer, prematuridade, crescimento intrauterino retardado e más-formações congênitas. A poluição causada pelo pó preto da CSN, enfim, precisa ser tratada como caso de saúde pública pelas autoridades, já que as sucessivas multas de nada adiantaram.
Comentarios