Vulcão Etna entra em erupção e provoca tremores

Cenário de muitos filmes de Hollywood, desta vez a cena foi real, porém, não menos impactante: o vulcão Etna voltou a entrar em erupção na noite desta quarta-feira (3) e provocou tremores na ilha da Sicília, no sul da Itália.
O acontecimento foi registrado por volta das 21h (17h no horário de Brasília), porém, ele já mostrava sinais de atividade há algumas semanas, com liberação de fumaça e pequenos sismos.
Pela manhã desta quinta-feira (04), uma fumaça branca ainda saía da superfície do vulcão, mas não continha a explosão de larva que iluminou o céu na véspera.
De acordo com Instituto Nacional de Vulcanologia, os tremores foram de baixa intensidade. Tanto que Linguaglossa, cidade que fica muto próxima ao vulcão, não registrou nenhum problema significativo ocasionado pelos tremores ou pela erupção. Um dos dois aeroportos que operam na ilha, o mais próximo do Etna, o Catânia, não apresentou qualquer dificuldade para continuar funcionando.
O vulcão Etna é um dos mais conhecidos do mundo. Com os seus 3,3 mil metros, ele é tido como o mais ativo do continente europeu e sempre repercutido por suas erupções que acontecem há 2,7 mil anos.