top of page

WSL desembarca pelo quinto ano em Saquarema

Conhecida como o “Maracanã do Surfe”, a cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebe no dia 23 de junho os maiores surfistas do planeta nas águas da praia de Itaúna para o Vivo Rio Pro, etapa sul-americana do Campeonato Mundial da World Surf League (WSL). O evento, que acontece pela 5ª vez no município, é realizado em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Esporte e Lazer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Foto: Márcio Mercante / Divulgação / Governo do Estado do Rio

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (21/6), foram apresentadas as etapas da competição, que conta com nove brasileiros na luta pelo título. Os dois melhores atletas de cada país ao final do mundial garantem vaga nas Olimpíadas da França 2024.


A etapa brasileira é reconhecida como a maior arena de campeonatos de surfe no mundo, com mais de 3 mil metros quadrados de área construída nas areias de Itaúna, incluindo os estandes dos patrocinadores. A janela de competição abre no dia 23 de junho e vai até 1º de julho. A cada dia, a direção técnica da WSL analisa as condições do mar e as previsões nas primeiras horas da manhã, para decidir se haverá competição, ou não, bem como qual categoria entrará primeiro no mar.


A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer estará com um estande especial no evento, apresentando a todos a Lei de Incentivo ao Esporte. O secretário Rafael Picciani ressaltou a relevância do Vivo Rio Pro para o desenvolvimento esportivo na cidade de Saquarema e o impacto positivo de eventos internacionais como o campeonato da WSL em todo o estado.


"Receber mais uma edição do maior campeonato mundial de surf é a consolidação do Rio de Janeiro como a capital nacional dos grandes eventos. Temos essa parceria com a WSL, por meio da Lei estadual de Incentivo ao Esporte, e faço questão de destacar a importância desse instrumento, porque o investimento que o estado faz para permitir e apoiar iniciativas como esta também gera frutos. A contrapartida social nos permite alcançar não só os amantes do esporte, mas também projetos sociais que são financiados por ela, mostrando o quanto esta lei é importante", afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.


O presidente da WSL Latin America, Ivan Martinho, destacou o bom momento do surfe brasileiro e a expectativa para mais uma edição da etapa sul-americana em Saquarema.


"A etapa sul-americana do Championship Tour representa sempre um momento especial para os atletas e para a modalidade. O Brasil é protagonista no cenário profissional de surfe, com seis títulos nos últimos oito anos dentro da divisão principal, e é responsável por uma das maiores audiências do mundo para o esporte. Não tenho dúvidas de que o Vivo Rio Pro 2023 será um sucesso, assim como foi em anos anteriores, e que a etapa se consolidará ainda mais como a de maior impacto da temporada", afirmou o presidente da WSL Latin America, Ivan Martinho.


Entre os homens, Felipe Toledo (2º colocado no ranking atualmente e campeão da última etapa, em El Salvador), João Chianca (3º) e Gabriel Medina (5º) lutam para se manter entre os 5 primeiros. O atual campeão olímpico, Ítalo Ferreira, está em 8º e promete entrar forte no torneio para melhorar sua posição.


Já entre as mulheres, a única brasileira e ranqueada é Tatiana Weston-Webb, atualmente no 5º lugar. A etapa do Rio de Janeiro é a antepenúltima para classificar os cinco melhores de cada categoria para a etapa final, que será entre os dias 8 e 16 de setembro, na Califórnia-EUA.


Os brasileiros prometem transformar as areias de Itaúna em uma verdadeira arquibancada na torcida por Caio Ibelli, João Chianca, Filipe Toledo, Samuel Pupo, Gabriel Medina, Yago Dora, Italo Ferreira, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb.


O Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema será realizado com os patrocínios do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Vivo, Corona, Banco do Brasil, através da Secretaria de Esporte e Lazer, da Prefeitura Municipal de Saquarema, Natura Kaiak, TikTok, Australian Gold, Oakberry, Red Bull, EY, YETI, Apple, True Surf, e será transmitido ao vivo pelo lo SporTV, Globoplay, WorldSurfleague.com e Aplicativo e canal da WSL no YouTube.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comentarios


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page