top of page

Xi: "Confiança política entre China e Rússia se aprofunda constantemente"

Na quarta-feira, 18 de outubro, o Presidente chinês Xi Jinping conversou com o Presidente russo, Vladimir Putin, que está em Pequim para participar do terceiro fórum de cooperação internacional "Um Cinturão, Uma Rota".

Foto: flickr.com

"A participação mútua em eventos diplomáticos importantes realizados na República Popular da China e na Federação Russa tem sido nossa boa tradição há muitos anos. Você já participou do fórum de cooperação internacional "Um Cinturão, Uma Rota" três vezes consecutivas, o que mostra o apoio da Rússia à Iniciativa "Um Cinturão, Uma Rota", ressaltou Xi Jinping.


"Em março deste ano, a seu convite, fiz minha primeira visita de estado à Rússia após minha reeleição como presidente da República Popular da China. Em conjunto, traçamos um curso para o desenvolvimento das relações bilaterais e trocamos opiniões sobre uma série de importantes questões internacionais e regionais. Fico satisfeito em ver que os governos, os departamentos e as autoridades relevantes de nossos dois países estão fazendo todos os esforços para concretizar o importante consenso que alcançamos. A confiança política mútua entre nossos países está se aprofundando constantemente. A coordenação estreita e eficaz é mantida entre os estados, o volume do comércio bilateral atingiu um recorde histórico e está se aproximando da nossa meta de 200 bilhões de dólares", acrescentou o líder chinês.


O presidente chinês lembrou a Putin que eles se encontraram 42 vezes nos últimos 10 anos. Os chefes de estado mantêm boas relações de trabalho e profunda amizade, segundo informa CCTV+, o parceiro da rede TV BRICS.


"O próximo ano marca o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a Rússia. A China está pronta para seguir as tendências do desenvolvimento mundial junto com a Rússia, para proceder a partir dos interesses dos dois povos, para cumprir nossas obrigações como países importantes para a contribuição ao desenvolvimento da economia e promover o desenvolvimento do mundo inteiro", disse Xi.


Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou que a ideia de ampla cooperação entre os países da histórica Rota da Seda, apresentada por Xi há uma década, de fato se desenvolveu muito bem.


"Você agora delineou um programa muito sério e grandioso para o desenvolvimento de sua ideia de um caminho e um destino, como você mesmo diz, para toda a humanidade. Desejamos-lhe sinceramente boa sorte nessa nobre iniciativa. Nas difíceis condições atuais, uma coordenação estreita da política externa é especialmente necessária, e é isso que estamos fazendo", comentou Putin.


O terceiro fórum de cooperação internacional "Um Cinturão, Uma Rota" está sendo realizado em Pequim nos dias 17 e 18 de outubro.


Fonte: TV BRICS

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page