Xi e Biden se reunirão no Peru durante o Fórum da APEC
O líder da China, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vão se reunir em Lima, no Peru, durante a 31ª Reunião de Líderes do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC, na sigla inglês), que acontece de 14 a 17 de novembro, antes de ambos virem ao Brasil por ocasião da 19ª Cúpula do G20. O presidente Lula (PT) iria ao evento, mas cancelou a viagem após acidente doméstico. O encontro reúne dirigentes de 21 economias que representam 60% do PIB global.

Segundo funcionários da Casa Branca, a reunião entre Biden e Xi deve ocorrer no sábado (16/11). A cúpula de líderes do G20, no Rio de Janeiro, está prevista para segunda (18/11) e terça (19/11). Em seguida, o presidente chinês fará uma visita de Estado a Lula, em Brasília, na quarta-feira (20/11), em comemoração aos 50 anos do estabelecimento de laços diplomáticos com o Brasil.
Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, destacou que a viagem ao Peru é um gesto diplomático que reafirma o compromisso do país com a cooperação na região Ásia-Pacífico. Durante a cúpula, o chefe de Estado chinês compartilhará propostas significativas ligadas à abertura e às reformas em seu país, e delineará as prioridades da China para fortalecer a colaboração regional, segundo informou a Prensa Latina, parceira da rede TV BRICS.
Ning também afirmou que a delegação chinesa planeja avançar na implementação da "Visão de Putrajaya 2040", promovendo uma integração mais profunda e incentivando o desenvolvimento da região. Segundo ele, as relações entre a China e a América Latina se consolidaram, com um notável progresso em projetos colaborativos.
No âmbito econômico, a China ocupa a posição de segundo parceiro comercial mais relevante da região e já firmou acordos de livre-comércio com várias nações, além de trabalhar com 22 países na Iniciativa do Cinturão e Rota.
*Com informações da TV BRICS e Prensa Latina, parceiras do TODA PALAVRA, e Agências Internacionais
コメント