Xi Jinping adere à cúpula virtual do BRICS convocada por Lula
- Da Redação
- há 1 dia
- 1 min de leitura

O presidente da China, Xi Jinping, participará da cúpula do BRICS por videoconferência a partir de Pequim, informou neste domingo (7) o Ministério das Relações Exteriores do país. O encontro foi convocado pelo Brasil, que está na presidência rotativa do grupo, em reação ao impacto das tarifas anunciadas pelo líder norte-americano Donald Trump.
O Brasil realizará na próxima segunda-feira (8) a cúpula virtual extraordinária dos países-membros do BRICS para discutir a política comercial iniciada pelos Estados Unidos nos últimos meses.
"A convite do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente Xi Jinping participará da Reunião Virtual de Líderes do BRICS por videoconferência, em Pequim, no dia 8 de setembro, e fará um importante discurso", disse o ministério em comunicado.
O presidente russo, Vladimir Putin, também confirmou a presença virtual na última sexta (5). Em entrevista à Sputnik após o Fórum Econômico Oriental (EEF), o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, afirmou que o Brasil tem enfrentado uma guerra tarifária por parte dos Estados Unidos, que vêm adotando medidas muito duras de pressão econômica.
"É claro que eles [o Brasil] utilizarão todos os possíveis mecanismos de cooperação internacional, incluindo um tão importante para todos os países participantes como o BRICS, a fim de discutir essa situação, desenvolver uma abordagem unificada e trocar opiniões", afirmou no último sábado (6).
Além de Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul, o BRICS atualmente inclui Egito, Etiópia, Irã, Indonésia e Emirados Árabes Unidos. Já Malásia, Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Nigéria, Uzbequistão e Vietnã são países parceiros do grupo.
Da Sputnik Brasil, parceiro do TODA PALAVRA