Xi Jinping discursa na OCX: 'Inaugurando um futuro melhor'
- Da Redação
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Por Richard Freeman (EIRNS)
Na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, em Tianjin, China, o presidente anfitrião, Xi Jinping, presidiu o Conselho de Chefes de Estado e proferiu o discurso principal. A cúpula da OCX, juntamente com outros eventos desta semana, incluindo a celebração do 80º aniversário da Vitória sobre o Militarismo Japonês (3 de setembro) em Pequim, e o Fórum Econômico do Leste (3 a 6 de setembro) em Vladivostok, fazem parte de um processo para a concretização de um novo sistema de desenvolvimento mundial que leve em conta os interesses de toda a humanidade.
O presidente Xi citou que, desde sua fundação há 24 anos, a OCX estabeleceu uma série de inovações: “Fomos os primeiros a estabelecer um mecanismo de construção de confiança militar em nossas áreas de fronteira, transformando nossas extensas fronteiras em um vínculo de amizade, confiança mútua e cooperação”. “Fomos os primeiros a lançar a cooperação do Cinturão e Rota”. E “Fomos os primeiros a apresentar a visão de governança global com ampla consulta e contribuição conjunta para benefício compartilhado como um esforço para praticar o verdadeiro multilateralismo”.
Um quarto de século depois, “a OCX tornou-se a maior organização regional do mundo, com a participação de 26 países, uma cooperação que abrange mais de 50 áreas e uma produção econômica combinada de quase US$ 30 trilhões. Sua influência e apelo internacionais aumentam dia a dia.” No futuro, a OCX deve fortalecer suas vantagens: “Devemos aumentar o bolo da cooperação e utilizar plenamente os recursos de cada país, para que possamos cumprir nossa responsabilidade pela paz, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade na região.”
Xi acrescentou: “Em segundo lugar, devemos buscar benefícios mútuos e resultados vantajosos para todos. Precisamos alinhar melhor nossas estratégias de desenvolvimento e promover a implementação de alta qualidade da Iniciativa do Cinturão e Rota, para que, ao planejarmos e construirmos juntos projetos relevantes e nos beneficiarmos deles, possamos fortalecer o impulso do desenvolvimento regional e melhorar o bem-estar da população. Devemos alavancar os pontos fortes de nossos mercados de grande porte e a complementaridade econômica entre os Estados-membros, e aprimorar a facilitação do comércio e do investimento.”
Isso significa desenvolver toda a Eurásia — para começar. "A vasta região da Ásia e da Europa, berço de civilizações antigas onde ocorreram as primeiras trocas entre o Oriente e o Ocidente, tem sido uma força motriz por trás do progresso humano." Xi enfatizou que "No futuro, a China... fornecerá 2 bilhões de yuans em subsídios aos estados-membros da OCX ainda este ano e emitirá um empréstimo adicional de 10 bilhões de yuans aos bancos membros do Consórcio Interbancário da OCX nos próximos três anos." Esta é mais uma referência ao plano da OCX de construir um banco voltado para o desenvolvimento.
Xi observou em conclusão: “Como diz um ditado chinês: 'Onde a vontade prevalece, não há limites.'”
Do Executive Intelligence Review (EUA), parceiro do TODA PALAVRA