top of page

Ypê recua e retoma pagamento de reembolso após decisão da Anvisa

  • 16 de mai.
  • 2 min de leitura

Com a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de manter a suspensão da fabricação, distribuição e venda de lotes de produtos da marca Ypê, com final 1, a empresa de itens de limpeza voltou atrás e emitiu comunicado, nesta sexta-feira (15), para orientar os clientes sobre como pedir o reembolso ou fazer a troca desses materiais barrados por risco à saúde. A empresa havia anunciado a suspensão do pagamento via Pix, mas retomou o atendimento após mudanças na condução do caso.


De acordo com a Folha de São Paulo, a empresa afirmou inicialmente que a decisão da Anvisa não obrigava a companhia a realizar reembolsos. No entanto, horas depois, seu departamento jurídico voltou a informar que seguirá atendendo pedidos de devolução e troca.


Para isso, os clientes deverão entrar no site da empresa, preencher o formulário (que pede a chave Pix) e equipes responsáveis farão o estorno do valor do produto adquirido.


"A empresa reitera que, de acordo com os controles e análises internas realizados pela Ypê, os produtos são seguros para o consumidor. Ainda assim, a companhia propôs à Anvisa apresentar testes realizados por laboratórios independentes autorizados pela agência, de todos os lotes já colocados no mercado, para garantir a segurança dos mesmos e sua consequente liberação para uso o mais rápido possível", informou a companhia, em comunicado.


A determinação da Anvisa, de 15 de maio, estabeleceu que os produtos lava-roupas líquidos, lava-louças líquidos e desinfetantes com lote final 1, elencados na Resolução 1.834/2026, não precisariam mais ser recolhidos neste momento, mas deverão permanecer guardados até a emissão de novos laudos de laboratórios independentes.


Entenda o caso

No último dia 7, a Anvisa suspendeu fabricação, comercialização e distribuição de lotes de produtos da marca Ypê com numeração final 1. A lista inclui detergente, sabão líquido para roupas e desinfetantes.


Um dos principais problemas é a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa, que é resistente a antibióticos e pode causar uma série de problemas em pessoas imunocomprometidas, desde infecção urinária até infecção respiratória em pessoas com problemas crônicos de pulmão, como enfisema, ou em pessoas submetidas a tratamento com cateter na veia.


Confira a lista de produtos contaminados com lotes que terminam em 1:


  • Lava Louças Ypê Clear Care

  • Lava Louças com enzimas ativas Ypê

  • Lava Louças Ypê

  • Lava Louças Ypê Clear Care

  • Lava Louças Ypê Toque Suave

  • Lava Louças concentrado Ypê Green

  • Lava Louças Ypê Clear

  • Lava Louças Ypê Green

  • Lava Roupas líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor

  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas

  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Antibac

  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha

  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Green

  • Lava Roupas Líquido Ypê Express

  • Lava Roupas Líquido Ypê Power ACT

  • Lava Roupas Líquido Ypê Premium

  • Lava Roupas Tixan Maciez

  • Lava Roupas Tixan Primavera

  • Desinfetante Bak Ypê

  • Desinfetante de uso geral Atol

  • Desinfetante Perfumado Atol

  • Desinfetante Pinho Ypê

  • Lava roupas Tixan Power ACT


Com a Agência Brasil

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page