top of page
banner multivacinacao niteroi 780x90px 9 8 24.jpg

Zelensky aceita convite e terá encontro com Lula em Nova York


Presidente Lula, no Palácio do Planalto, durante videochamada com Zelensky.(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, na próxima quarta-feira (20), em Nova York, após encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A reunião foi confirmada pelo Palácio do Planalto nesta segunda-feira (18).


Zelensky aceitou o convite para a conversa no hotel em que Lula está hospedado, segundo o Globo. Os dois líderes estão nos Estados Unidos para participarem da Assembleia Geral anual da ONU.


A reunião acontece após quatro meses de desencontros. Em maio, os dois presidentes quase se reuniram durante a cúpula do G7, no Japão.


Na ocasião, o Itamaraty afirmou que ofereceu dois horários diferentes ao ucraniano para reunião, e ele não apareceu. Kiev, por sua vez, disse que houve "má vontade" de Brasília para garantir que a agenda acontecesse.


Lula e Zelensky conversaram por videochamada, em março deste ano. No contato, o mandatário ucraniano convidou Lula para visita-lo e também reforçou a vontade da Ucrânia para que o Brasil liderasse um movimento na América do Sul de aproximação com Kiev.


No último domingo (18), Lula ofereceu dois horários para uma reunião com presidente ucraniano durante a Assembleia Geral da ONU, conforme noticiado. A previsão é que o encontro com Zelensky ocorra após a abertura do evento, na quarta-feira.


Lula se reúne com Biden

Na agenda de Lula, há previsão de encontros bilaterais com vários Chefes de Estado, sendo que o mais aguardado é com o presidente americano Joe Biden, com quem tratará de uma iniciativa conjunta entre os dois países para promover condições de trabalho decente. A iniciativa vem sendo negociada pelos governos norte-americano e brasileiro há cerca de dois meses. A proposta é de lançar um movimento mundial pela criação de empregos e pelo trabalho decente, com condições mínimas salariais e salubridade. "É a primeira vez que trato com um presidente interessado nos trabalhadores”, disse Lula, segundo nota do governo brasileiro em 16 de agosto.

Bình luận


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page