Zimbábue aguarda decisão sobre adesão ao BRICS
O ministro das Relações Exteriores e do Comércio Internacional do Zimbábue, Amon Murwira, visitou Moscou para negociações com o chanceler russo, Serguei Lavrov. Durante a coletiva de imprensa após o encontro, Lavrov destacou que as relações entre os dois países se baseiam em princípios de igualdade e respeito mútuo.

"Demos ênfase à necessidade de fortalecer a cooperação econômica e comercial e concordamos em adotar medidas adicionais para identificar áreas de interesse comum. Isso inclui exploração geológica, aproveitamento de recursos minerais, setor energético, incluindo energia nuclear, agricultura, exploração espacial e tecnologias da informação e comunicação", esclareceu.
Serguei Lavrov também ressaltou que a Rússia oferece, anualmente, 125 bolsas de estudo para jovens do Zimbábue e está disposta a ampliar essa cota.
Além disso, o chanceler russo anunciou que a III Cúpula Rússia-África será realizada em 2026, enquanto a II Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África está prevista para 2025, em um dos países do continente.
Por sua vez, Murwira afirmou que Zimbábue e Rússia mantêm uma relação sólida no campo político e trabalham para fortalecer os laços econômicos.
Os ministros responderam a diversas perguntas dos jornalistas sobre a agenda internacional. Murwira, entre outros temas, comentou a possível adesão do Zimbábue ao BRICS em resposta à correspondente da TV BRICS, Iana Panfiorova. O ministro zimbabuano disse que a associação representa uma das plataformas mais importantes para a cooperação econômica.
"Atualmente, o Zimbábue está trabalhando no cumprimento dos requisitos necessários para ingressar no BRICS. Já iniciamos o processo de submissão da candidatura e aguardamos uma resposta, conforme os consensos estabelecidos dentro da associação", disse Murwira.
Essa é a primeira visita do ministro das Relações Exteriores e do Comércio Internacional do Zimbábue a Moscou desde que assumiu o cargo.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments