top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Cientistas encontram "conexões" entre cigarro e Covid


(Fotos Públicas)

Além das preocupações de saúde normais, o ato de fumar cigarros também tem riscos que se aplicam à variedade eletrônica. Estudos anteriores já demonstravam correlação positiva entre a prática e a Covid-19.

Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia, ambas nos EUA, encontrou conexões "surpreendentes" entre o cigarro normal, o cigarro eletrônico e a doença do coronavírus (Covid-19) em jovens adultos, relata o canal NBC News.

O estudo, publicado na terça-feira (11) na revista Journal of Adolescent Health pela Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, descobriu que os jovens adultos que usam regularmente cigarros eletrônicos e cigarros regulares têm pelo menos cinco vezes maior probabilidade de serem vulneráveis a contrair a doença.

"A Covid-19 está associada ao uso exclusivo de cigarros eletrônicos por jovens e ao uso combinado de cigarros eletrônicos e cigarros [normais], sugerindo a necessidade de triagem e educação", de acordo com o estudo.

Com base em pesquisas com 4.351 participantes de idades entre 13 e 24 anos nos EUA, o estudo descobriu que os jovens adultos que fumam ou usam cigarros eletrônicos tinham de cinco a sete vezes maior probabilidade de serem infectados por um vírus respiratório do que os não fumantes.

"Ficamos surpresos", garante Bonnie Halpern-Felsher, professora de pediatria na Universidade de Stanford e coautora do estudo, citada pelo NBC News. "Esperávamos talvez ver alguma relação [...] mas certamente não nas proporções de probabilidade e no significado que estamos vendo aqui."

A equipe de pesquisa afirmou que a ligação entre o uso de cigarros eletrônicos e a Covid-19 poderia ser explicada pelo fato de que o uso de cigarros eletrônicos ser conhecido por prejudicar os pulmões e que o aerossol produzido pelos cigarros eletrônicos pode conter gotículas do vírus.

Anteriormente, um estudo publicado em maio descobriu que fumar fortalece o receptor ACE2, que o vírus SARS-CoV-2 usa para entrar em células humanas. Além disso, em julho outro estudo chegou à conclusão de que o ato de fumar, entre outros, aumenta em duas vezes o risco de contrair o novo coronavírus em jovens adultos.

"Este é mais um caso que mostra que os cigarros eletrônicos são prejudiciais à nossa saúde, ponto final", concluiu Halpern-Felsher.


Fonte: Agência Sputinik

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page