top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Foi dada a largada: Brasil vence a Sérvia por 2x0

Seleção tem dificuldades para furar a defesa da Sérvia no 1º tempo, mas consegue a vitória com grande atuação de Richarlison na estreia


por Edu Gomes

Brasil venceu a Sérvia por 2x0 na estreia da Copa no Catar. Foto: Amanda Perobelli/Agência Brasil

Foi duro. Como é de se esperar em uma Copa do Mundo. Mas o Brasil conseguiu vencer seu primeiro jogo na Copa do Catar. A equipe do técnico Tite bateu a Sérvia por 2x0, mesmo placar que havia vencido os sérvios na fase de grupos da última Copa do Mundo em 2018, na Rússia.


O destaque da partida de hoje ficou por conta de Richarlison, jogador do Tottenham Hotspur (ING), que anotou os dois gols da canarinho, sendo o segundo uma obra prima digna de placa e para ficar guardada nos anais das Copas do Mundo de futebol.


O jogo em si não foi fácil. E quem acompanha a seleção da Sérvia, sabia que o Brasil não encontraria facilidade. A campanha da seleção do Leste Europeu nas eliminatórias, que jogou Portugal para as repescagens europeias, já dava demonstrações do quanto o time era bem treinado e tinha evoluído, considerando o grupo que enfrentou o Brasil em 2018. Além disso, conta com um dos ataques mais letais da Copa, formado por Vlahovic da Juventus (ITA) e Mitrovic do Fulham (ING).


Hoje, porém, o técnico Dragan Stojkovic buscou estabelecer uma grande retranca para travar as jogadas de ataque da equipe brasileira, variando na primeira etapa seu esquema tático entre o 3-6-1 e o 4-5-1. O único jogador mais avançado foi Mitrovic, tendo com isso o treinador optado por iniciar com Vlahovic no banco de reservas. Tal opção diminuiu o poder de fogo dos principais representantes da antiga Iugoslávia? Sem dúvidas! Todavia, foi importante para travar a equipe brasileira, que não conseguiu emplacar grandes chances na primeira etapa. Mesmo com 59% de posse de bola, a equipe liderada em campo por Neymar, que em ótima fase tentou criar jogadas pelo meio e pelas pontas, conseguiu arrematar apenas quatro chutes na primeira metade do jogo, tendo dois acertado a meta do goleiro Milinkovic-Savic.


No segundo tempo, entretanto, o cenário foi outro. O Brasil continuou buscando furar o bloqueio sérvio, explorando bastante as triangulações entre Neymar e os pontas da equipe, Vinícius Júnior e Rafinha. E foi em uma dessas jogadas que a equipe saiu na frente aos 17 minutos da etapa final: Richarlison completou o rebote de uma bola chutada na área por Vini Jr. e abriu o placar para o Brasil.


Com o resultado adverso, a equipe da Sérvia buscou sair mais. E o que representava o aumento de suas possibilidades de empate, acabou gerando seu suicídio: saindo mais para o ataque, os sérvios deram também mais espaços para o Brasil, que fechou o placar com um golaço de Richarlison de voleio aos 28 minutos do 2º tempo.


A partir de então, o Brasil continuou controlando o jogo e tendo boas chances. Diferente do 1º tempo, terminou a segunda etapa com 60% de posse de bola e 18 finalizações, totalizando 22 no jogo todo. Tite optou por substituir alguns de seus principais jogadores de frente, incluindo o artilheiro Richarlison e o craque Neymar, que saiu com dores e preocupou a todos (até o presente momento, pelas informações que apuramos, Neymar saiu com muitas dores no tornozelo direito e já iniciou um tratamento de recuperação na região).


Em uma Copa marcada por polêmicas extracampo, como os escândalos da FIFA e o não respeito por diversos direitos humanos no Catar, pontos muito criticados em nosso país, a vitória contra a Sérvia coloca uma esperança para o povo brasileiro que vai, aos poucos, recuperando sua identidade com a seleção canarinho.


FICHA TÉCNICA


BRASIL 2 x 0 SÉRVIA

Local: Estádio Lusail, em Doha (Qatar)

Horário: 16h (Hora de Brasília)

Árbitro: Alireza Faghani (Irã)

Assistentes: Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (Irã)

VAR: Abdulla Al-Marri (Qatar)

Público: 88.013


Cartões amarelos: Pavlovic, Lukic e Gudelj (Sérvia)


Gols: Richarlison (BRA), aos 16 e 27 minutos do 2º tempo


BRASIL: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá (Fred); Raphinha (Martinelli), Neymar (Antony), Vini Jr (Rodrygo) e Richarlison (Gabriel Jesus).

Técnico: Tite


SÉRVIA: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic (Radonjic), Gudelj (Ilic), Lukic (Lazovic) e e Mladenovic (Vlahovic); Tadic, Sergej Milinkovic-Savic e Mitrovic (Maksimovic).

Técnico: Dragan Stojkovic



Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page