abr 192 min

TRE-SP inaugura exposição de fotos de ação em aldeias indígenas

Na semana do Dia dos Povos Indígenas, comemorado nesta sexta-feira, 19 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) inaugura a mostra fotográfica 'Motirô', com imagens captadas durante as ações do seu Programa de Inclusão Político-Eleitoral.

Criança da aldeia Renascer, em Ubatuba, interage com a urna eletrônica - Foto: Paulo Eberlein / TRE-SP

O objetivo do programa é atender pessoas que vivem em locais de difícil acesso, como aldeias indígenas, quilombos, assentamentos rurais e comunidades caiçaras, para que elas possam votar e participar das decisões do país. A exposição fica em cartaz até 30 de abril, no Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, localizado no saguão da sede do TRE-SP, na capital paulista.

'Motirô', palavra tupi-guarani, significa “reunir pessoas para colheita ou construção de algo para a coletividade, sempre ajudando uns aos outros”. A exposição conta com 35 fotos feitas pelo coordenador de Gestão de Imóveis do TRE-SP, Paulo Eberlein, em ações do programa de inclusão eleitoral nas aldeias Rio Silveira, em Bertioga, e Renascer e Boa Vista, em Ubatuba, em agosto e outubro de 2023.

Apaixonado por fotografia desde 2000, Paulo Eberlein já ganhou diversos prêmios e teve imagens exibidas em mostras no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Sesc, entre outros espaços. Pela sua experiência, foi convidado para produzir um material fotográfico como memória do programa para a Justiça Eleitoral paulista.

“Procurei transmitir, além das atividades do projeto, um pouco das características e da cultura local de seus moradores, o interesse que as urnas eletrônicas despertam nos adultos e crianças”, conta o fotógrafo.

“Foi uma oportunidade incrível poder conhecer e participar do projeto mais de perto, ter acesso às comunidades isoladas no estado de São Paulo. Registrar e fotografar o trabalho dos nossos colegas foi extremamente gratificante”, complementa.

Veja a galeria de imagens (Fotos: Paulo Eberlein / TRE-SP)

Motirô

De acordo com o texto da exposição, “o nome escolhido traduz perfeitamente a cooperação e esforços conjuntos de todos os órgãos e instituições que participam do Programa de Inclusão Político-Eleitoral, de forma a proporcionar cidadania e direitos humanos para todos os atendidos”.

“Esse projeto tem um significado de inclusão social e de cidadania. Nas visitas, percebemos que a presença da Justiça Eleitoral é muito relevante. Além disso, levamos junto muitos órgãos parceiros, como Poupatempo, Junta Militar, Defensoria Pública. E os outros órgãos que participam também sentem a importância de se aproximar cada vez mais dessas comunidades, pois elas ficam realmente isoladas, os serviços públicos não chegam até elas. E precisamos fazer um esforço de nos deslocar até essas comunidades para levar cidadania para essas pessoas”, afirma a secretária de Planejamento Estratégico e de Eleições do TRE-SP, Regina Rufino, responsável pelo programa.

Desde o começo do projeto, em março de 2022, 1.831 pessoas, em 129 comunidades em diversas regiões do estado, puderam tirar o título ou regularizar a sua situação eleitoral.

"O objetivo do Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP é atingir o ideal da democracia: 'cada pessoa, um voto'", resume o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes.

Saiba mais sobre o Programa de Inclusão Político-Eleitoral no vídeo abaixo:

Serviço

Exposição “Motirô”

Onde: Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, no térreo da sede do TRE-SP

Endereço: Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, SP

Quando: 17 a 30 de abril, das 12h às 18h

Entrada gratuita

Fonte: Ascom / TRE-SP