top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Um terço dos moradores de Niterói fica sem programa eleitoral na TV

Por Mehane Albuquerque


Dos 100.561 usuários de televisão por assinatura em Niterói, pelo menos 30% não poderão assistir ao programa eleitoral gratuito, que começou a ser veiculado nesta sexta-feira, 9, pela Rede TV. Isso porque os assinantes de operadoras com transmissão por satélite não têm acesso à programação local de alguns canais. A SKY — segunda maior operadora em número de assinantes na cidade, instalada em 36.943 residências, de acordo com a Anatel — transmite dados por satélite e não oferece o conteúdo local da emissora.

ree
A cartela azul, com o anúncio de horário reservado pelo TRE, foi a única imagem vista por um terço dos niteroienses

Considerando-se a média de 4 pessoas por moradia, e que Niterói tem pouco mais de 500 mil habitantes, isso significa que aproximadamente 150 mil eleitores (quase 1/3 da população) não terão como acompanhar os programas de seus candidatos pela tevê. Hoje, na estreia, os assinantes da SKY puderam ver apenas uma tela azul fixa com o aviso: "Espaço reservado para propaganda eleitoral gratuita. Lei 9.504/97". A cartela ficou no ar por 10 minutos, tempo que dura o primeiro bloco da propaganda política.


Apesar da crescente preponderância das redes sociais como veículo de comunicação, a televisão ainda é o meio de alcance mais direto e abrangente das propagandas eleitorais. Em tempos de pandemia, quando a campanha nas ruas fica limitada, o espaço na tevê ganha importância. Os mais prejudicados são os candidatos menos conhecidos do grande público, de partidos com menor representatividade e com menos tempo no ar, que perdem a chance de alcançar uma parcela maior de telespectadores.


A Rede TV veicula — até 12 de novembro, quando se encerra a propaganda eleitoral — 2 blocos de 10 minutos com os programas dos candidatos à prefeitura de Niterói. O primeiro bloco vai ao ar das 13h às 13h10m. E o segundo, das 20h30m às 20h40m.


Primeiro dia


Nem todos os seis candidatos com direito a tempo na tevê apresentaram seus programas nesse primeiro dia. Felipe Peixoto (PSD) e Deuler Rocha (PSL) não conseguiram mandar o material em vídeo para a emissora, por um problema na plataforma digital causado possivelmente pelo excesso simultâneo de envios. A falha técnica também foi relatada por candidatos de outros municípios do estado. Segundo a assessoria de Felipe Peixoto, o departamento jurídico da coligação Niterói Primeiro está analisando as medidas cabíveis.


A ordem de exibição dos programas foi definida por sorteio pela Justiça Eleitoral. Juliana Benício, do Novo, foi a primeira e usou os 15 segundos para se apresentar. O bolsonarista Allan Lyra, do PTC, também com 15 segundos, convidou o público para conhecer os projetos da coligação "Aliança por Niterói" através de suas páginas nas redes sociais.


O prefeito Rodrigo Neves apresentou o candidato de seu partido, Axel Grael (PDT), da coligação "União por Niterói", logo no início do programa - o mais extenso, com cerca de cinco minutos de duração. Axel falou que pretende dar continuidade ao trabalho da prefeitura e destacou o EcoSocial, projeto que reúne jovens para atuar no reflorestamento de encostas, além de oferecer incentivos à educação. Com 30 segundos, Flavio Serafini (PSOL), juntamente com a vice, Josiane Peçanha, também usou o espaço neste primeiro dia para se apresentar ao eleitorado.


Danielle Bornia (PSTU), Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não ganharam tempo de propaganda na tevê, de acordo com a cláusula de barreira. A reforma eleitoral sancionada em 2017 excluiu do fundo partidário e da propaganda gratuita os partidos que não tiveram, nas últimas eleições para a Câmara Federal, o mínimo de 1,5% dos votos válidos, distribuídos em um terço dos estados, com um mínimo de 1% do eleitorado em cada um deles.









 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page