Calorão com 49 graus de sensação térmica no Rio
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Calorão com 49 graus de sensação térmica no Rio


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde do ano no estado do Rio foi batido com termômetros marcando 41,4ºC, em Marambaia, nesta sexta-feira (2). A sensação térmica, porém, chegou a 49,4ºC, no bairro de Irajá, na Zona Norte, de acordo com o Sistema Alerta Rio da Prefeitura do Rio.

O recorde anterior de calor no estado era de 40,2ºC, no dia 27 de setembro.

Apesar de proibido pela prefeitura, a presença de multidões no banho de sol nas areias da praia desafiou as regras de distanciamento social e a inépcia dos órgãos de fiscalização nesse dia de recorde de calor.

Uma frente fria, no entanto, deve chegar no fim de semana para auxiliar a prefeitura. A mudança promete provocar queda de temperaturas e chuva, de acordo com a previsão do Climatempo.

6ª fase e discriminação

Nesta sexta, a capital do estado entrou na fase 6B do plano de flexibilização, com autorização do prefeito Marcelo Crivella para retomada de mais atividades e serviços.

Bares e restaurantes, atividades das que mais aglomeram, voltam a poder oferecer música ao vivo ao público, mas desde que as pistas de dança fiquem vazias. Ao mesmo tempo, no entanto, a prefeitura manteve veto para as rodas de samba, mesmo com apresentações que garantissem as regras de ouro.

A nova fase de flexibilização, contudo, vem despertando críticas de especialistas, em função da taxa de ocupação de quase 90% de leitos de UTI no município.

Para Guilherme Werneck, epidemiologista e professor da Uerj ouvido pelo Globo, ainda não é o momento para mais flexibilizações. "As regulamentações apresentadas pela prefeitura podem ser interessantes do ponto de vista técnico, mas dificilmente serão cumpridas. Permite música ao vivo, mas não permite pista de dança. Quem vai controlar? Permite o comércio ambulante, mas exige um distanciamento de dois metros entre as barracas. Quem vai medir?", questiona.

Coronavírus em queda

Apesar de no estado a média de mortes por Covid-19 estar em queda na comparação dos últimos sete dias com as duas semanas anteriores, as autoridades de saúde alertam para a necessidade de cumprimento das regras de ouro, de distanciamento social e uso de máscara facial obrigatório.

De acordo com o Boletim Coronavírus da Secretaria estadual de Saúde, até esta sexta-feira (2), foram registrados 270.395 casos confirmados e 18.665 óbitos por Covid-19. Há ainda 569 óbitos em investigação e 2.075 foram descartados. Entre os casos confirmados, 246.212 pacientes se recuperaram da doença.

A capital lidera com 106.078 casos, seguido por Niterói, com 13.456. No número de mortes, Rio tem 11.077 e Niterói, em sexto, 423 óbitos.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page