Trump culpa esquerda e ameaça soltar 'cães cruéis' da Casa Branca
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Trump culpa esquerda e ameaça soltar 'cães cruéis' da Casa Branca

Atualizado: 31 de mai. de 2020


Manifestantes incendeiam prédio em Minneapolis. Protestos se estendem por dezenas de cidades nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump atribuiu à esquerda e a "gente má" a onda de protestos que tomou conta de várias cidades americanas depois do assassinato de um negro por um policial branco em Minneapolis. Ele também cogita em usar forças do Exército contra a população e ameaçou soltar os cães da Casa Branca.

Trump usou sua conta no Twitter para afirmar que, caso a cerca que protege a Casa Branca fosse quebrada, “cães cruéis e armas das mais ameaçadoras” seriam usadas.

"Print" de mensagens de Trump no Twitter em que ameaça soltar cães ferozes contra o povo

Soldados de prontidão

Após conversa entre Trump e seu secretário de Defesa, o Pentágono deu ordem para que 800 soldados da Polícia Militar americana estejam preparados para ser enviados a Minneapolis.

Os militares são provenientes de bases militares nos estados da Carolina do Norte e Nova York.

Segundo ordens recebidas do Pentágono, os 800 militares deverão estar preparados para serem enviados em apenas quatro horas para Minneapolis caso seja necessário, reportou a agência AP.

A medida foi tomada logo após o presidente Donald Trump ter pedido ao seu secretário de Defesa, Mark Esper, opções militares para contornar os tumultos que tomam conta de Minneapolis, no estado de Minnesota, e já se espalham por dezenas de cidades do país.

Nesta sexta-feira (29) manifestantes voltaram às ruas pela quarta noite consecutiva, na cidade de Minneapolis, em protestos contra a morte de George Floyd, o americano negro que foi asfixiado por um policial branco depois de dominado numa operação da polícia local, na última segunda-feira (25). O policial o fez se deitar no chão e pressionou seu joelho contra o pescoço de Floyd, que reclamava que não conseguia respirar - apelo ignorado pelos policiais que o abordaram. O crime foi filmado. O policial foi indiciado por homicídio culposo (sem culpa), e as manifestações começaram pedindo que o crime fosse tipificado como homicídio doloso (com intenção de matar).

Mais mortes

Duas pessoas já morreram durante as manifestações. Em Detroit, um jovem de 19 anos morreu após ser baleado. Em Oakland, dois policiais também foram baleados durantes os atos de protestos - um deles morreu. diversos manifestantes já foram detidos em Minneapolis, onde ocorreu a morte de Floyd, e em Houston e Nova York.

De acordo com a mídia, Trump pediu ações rápidas caso os protestos saiam do controle. Desta forma, os soldados da Polícia Militar americana poderão ser rapidamente acionados caso a polícia de Minneapolis não consiga controlar a situação.

Toque de recolher

O governador de Minnesota, Tim Walz, declarou o toque de recolher nesta sexta-feira a partir das 20h (22h no horário de Brasília) após manifestantes terem ateado fogo e causado destruição em Minneapolis.

A autoridade pediu para que os cidadãos respeitem o toque de recolher e "vão para casa imediatamente" no Twitter.

Ainda na quinta-feira (28) uma delegacia de polícia da cidade virou cinzas após manifestantes invadirem o recinto e incendiarem o prédio.

O toque de recolher foi também decretado em Atlanta, capital do estado da Geórgia, após protestos tomarem conta da cidade.

"A pedido da prefeita de Atlanta, Keisha Bottoms, e após consulta com oficiais de segurança pública e pronto-atendimento emergencial, declarei o Estado de Emergência no condado de Fulton e o acionamento de 500 tropas da Guarda (Nacional) da Geórgia a fim de proteger as pessoas e bens em Atlanta", tuitou o governador Brian Kemp.


Com Sputnik Brasil

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page