MPF recorre ao TRF-1 para afastar Salles
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

MPF recorre ao TRF-1 para afastar Salles

Um pedido de afastamento do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) feito pelo Ministério Público Federal (MPF) à Justiça Federal aguarda há três meses por uma decisão. Salles é alvo de duas ações do MPF por improbidade administrativa. Em julho, os procuradores protocolaram um pedido de liminar na Justiça Federal em primeira instância, mas até hoje o caso não foi julgado.

Ministro Ricardo Salles. José Cruz / Agência Brasil

No início deste mês, o MPF insistiu para que o pedido fosse apreciado, mas o juiz Márcio Moreira, da 8ª vara federal cível, decidiu que só poderá avaliar depois que o TRF-1 definir se a ação deve tramitar na Justiça Federal de Brasília ou de Santa Catarina.


Diante do impasse, o MPF recorreu nesta segunda-feira (28/9) ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e pediu que a Corte decida. No pedido, os procuradores afirmam que a gestão de Salles vai na "direção contrária" da proteção ao meio ambiente, e que tem trazido "consequências trágicas" para o país.


No recurso encaminhado ao TRF-1, o MPF enfatizou que houve aumento nas taxas de desmatamento durante o primeiro ano da gestão de Salles à frente do MMA. Citando dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os procuradores dizem que houve um crescimento de 30% no desmatamento da Amazônia entre 2018 e 2019.


O recurso ainda não tem data para ser apreciado pelo TRF-1.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page