MPRJ vai apurar denúncia de nepotismo em SG
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

MPRJ vai apurar denúncia de nepotismo em SG


Capitão Nelson nomeou o filho como secretário municipal de Integração e Projetos Especiais / Divulgação/PMSG

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) vai investigar a denúncia de nepotismo no ato de nomeação do filho do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (Avante). Douglas Ruas dos Santos foi nomeado para o cargo de Secretário Municipal de Integração e Projetos Especiais. A 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de São Gonçalo, responsável por apurar a denúncia, irá estudar o caso e decidir se a nomeação fere a Súmula Vinculante 13 do STF, que descreve casos de nepotismo.

A ação foi protocolada por João Vitor Pires, membro do Movimento Acredito em São Gonçalo. "Isso se deu por conta da nomeação do filho dele como Secretário Municipal de Gestão Integrada, o que na minha interpretação é um caso de nepotismo", afirmou. A alegação é de que o ato viola a Súmula Vinculante 13 do STF e viola o principio da moralidade, inscrito no art. 37, caput, da Constituição Federal.

O Supremo Tribunal Federal compreende por nepotismo a "nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal."

Porém, o entendimento da maioria dos ministros do Supremo sobre a súmula nº13 é de que a proibição de nomeações se refere a cargos de agentes administrativos, ou seja, ligados a administração pública. Cargos estritamente políticos são uma exceção uma vez que dizem respeito a atividade pública. Ainda que não haja claro no documento a qual tipo de cargo o mesmo se refere, usualmente, a nomeação tem sido permitida para cargos políticos, como é o de secretário municipal.

A Prefeitura de São Gonçalo defendeu através de nota a nomeação de Douglas e afirmou que não há crime no ato de nomeação. O poder executivo também defende que Douglas tem todas as qualificações para assumir o cargo.

"O secretário tem todas as qualificações para o cargo, com formação em Gestão Pública [...] Cargos de natureza pública, como o de Secretário de Estado ou Secretário Municipal, não se submetem às hipóteses da Súmula Vinculante 13, que veda prática de nepotismo na administração pública.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page