Novo sistema de testagem tem gargalo no primeiro dia
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Novo sistema de testagem tem gargalo no primeiro dia


Fila de carros no drive-thru para testagem de covid-19 que passou a funcionar em São Francisco (Foto: Luciana Carneiro)

No primeiro dia de funcionamento do novo modelo de testagem da covid-19 em Niterói, com atendimento em sistema de drive-thru controlado por inteligência artificial, nem todos os que foram classificados pelo aplicativo Dados do Bem como qualificados para realizar o teste conseguiram ser atendidos. A prefeitura de Niterói divulgou que 127 pessoas fizeram nesta quarta-feira (3) o exame nos quatro pontos de atendimento disponibilizados, mas muitos, mesmo compatíveis com os critérios definidos pelo programa, foram orientados a aguardar.

Mensagem do aplicativo manda aguardar agendamento

Várias pessoas relataram terem recebido a mensagem do aplicativo com o título “Você apresenta os critérios para realização de um teste para covid-19 em nosso projeto”, mas não obtiveram ainda o voucher com o código que é a senha para se dirigir a um dos postos de testagem. A mensagem também dizia que “nem todos que apresentam os critérios serão encaminhados para testes. O agendamento segue um critério de prioridade e disponibilidade de teste”.

Segundo a prefeitura, 50 mil testes rápidos, aprovados pela Anvisa, foram comprados com recursos próprios do município. Nesta quarta-feira também foram inaugurados mais dois pontos de testagem, em São Francisco e no Cafubá, o que pode ajudar a desfazer o gargalo no atendimento. O TODA PALAVRA solicitou informações sobre possível sobrecarga do sistema para testagem nesse primeiro dia de implantação do novo procedimento, mas até o fechamento da matéria não obteve respostas.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que essa ação faz parte das medidas de combate à pandemia, que já estão dando resultados. Ele destacou que um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que o isolamento social e as ações implantadas pela Prefeitura já evitaram a contaminação de 11.569 pessoas com a Covid-19 e 1.468 mortes. Especialistas da universidade chegaram a essa conclusão ao analisar os casos e óbitos confirmados na cidade e as estimativas do avanço da doença entre 17 de março e 30 de maio.

“Essa testagem integra o plano de combate à Covid-19 e permite fazer um rastreamento cada vez maior dos infectados na cidade, com as orientações relacionadas ao isolamento domiciliar adequado, evitando a contaminação das pessoas e salvando vidas”, informou Rodrigo Neves. “O estudo da Coppe/UFRJ indicou que nós, nas últimas nove semanas, graças a essas medidas de combate à pandemia e ao isolamento social, salvamos quase 1.500 vidas. Niterói poderia estar vivendo uma tragédia sanitária e humanitária. Nós evitamos isso, mas é fundamePara realizar a testagem é necessário ser morador de Niterói, acessar o aplicativo “Dados do Bem” e fazer o autoatendimento. O aplicativo é uma parceria da prefeitura com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, sem custo para o Município.ntal a população perseverar no distanciamento social”.

Quem apresentar sintomas da doença e estiver dentro do protocolo de testagem receberá um convite para realizar o exame, com data e hora marcados, em um dos pontos de drive-thru. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em unidade de emergência.

No drive-thru, um profissional checa os dados e encaminha os veículos para a tenda. O paciente, dentro do carro, higieniza as mãos com álcool gel e tem o dedo furado por um profissional de saúde. Para o exame, basta pingar uma gota de sangue no kit, adicionar o reagente e aguardar 10 minutos. O resultado é enviado pelo aplicativo.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explica que o objetivo da nova modalidade do teste é avaliar a evolução da Covid-19 na população, o que garantirá maior segurança na retomada gradual das atividades.

“A utilização de ferramentas de tecnologia para geolocalização e vigilância fornecerá informações sobre a distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a epidemia, favorecendo a tomada de decisão. Outro ponto importante é que a identificação precoce dos casos confirmados, que permite estabelecer medidas de quarentena, possibilitando o controle da epidemia e redução da propagação do vírus”, explica o secretário.

Testes – O local do teste só poderá ser acessado por meio de carro. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) gerado pelo aplicativo Dados do Bem e a carteira de identidade. Não haverá atendimento médico no local, nem realização do teste por demanda espontânea. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo.

O drive thru vai funcionar todos os dias, das 8h às 17h, no Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, localizado na orla do bairro de São Francisco, e na Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, na saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, na Região Oceânica.

A Prefeitura de Niterói também realiza o exame em outros 54 pontos: nas policlínicas regionais, unidades básicas de Saúde e módulos do programa Médico de Família. De acordo com o protocolo desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde, Universidade Federal Fluminense e Fundação Oswaldo Cruz, o teste rápido pode ser realizado em pessoas com sintomas de Covid-19 a partir do oitavo dia.

Dados do Bem – Desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, Dados do Bem é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. O aplicativo faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D’Or, “Ciência IDOR contra a Covid”, que ainda inclui outras nove frentes de estudo.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page