Soberana 02, vacina de Cuba caminha para a fase 3
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Soberana 02, vacina de Cuba caminha para a fase 3


(Reprodução)

Pré-qualificada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a vacina de Cuba contra a Covid-19 caminha para a fase 3 e deve gerar 100 milhões de doses quando aprovada pelas autoridades sanitárias. Representante da OMS na ilha, José Moya, declarou-se "otimista" com o avanço do imunizante Soberana 02, lembrando que Cuba tem mais de 30 anos produzindo suas próprias vacinas. A Ilha foi o primeiro candidato da América Latina e Caribe a colocar sua vacina em fase clínica.

“Os laboratórios [multinacionais] já reservaram quase toda a produção do ano e são principalmente os países mais ricos que a compraram, então essas vacinas cubanas serão necessárias”, disse o dirigente da OMS.

O Soberana 02 iniciou esta semana seu ensaio clínico expandido de fase II, que se estenderá a 900 pessoas entre 19 e 80 anos, segundo o jornal Granma, e já foi assinada uma parceria entre o Instituto Finlay Vacccine e o Instituto Pasteur do Irã para testes na fase 3.

O desenvolvimento da fase 3 do ensaio clínico Soberana 02 será feito em parte fora do país, devido à baixa prevalência de Covid-19 na população cubana.

O progresso da vacina cubana foi confirmado pelo diretor-geral do Instituto Finlay, Vicente Vérez Bencomo, citado pelo jornal argentino Página 12.

“A estratégia de Cuba para comercializar a vacina tem uma combinação de humanidade e impacto na saúde mundial. Não somos uma multinacional, onde o objetivo financeiro é a razão número um. Nosso objetivo é criar mais saúde”, disse Vérez.

Vérez destacou que a produção de cem milhões de doses atenderá as necessidades do país e também de outras nações interessadas, como Vietnã, Irã, Venezuela, Paquistão e Índia.

O Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia também trabalha em duas outras vacinas candidatas contra a Covid-19, batizadas de Mambisa e Abdala.

Cuba, com 11,2 milhões de habitantes, registrou 19.530 casos e 184 mortes pela Covid-19.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page