728x90_2.gif

Lima Barreto na varanda


O escritor e jornalista carioca Lima Barreto será homenageado na 4ª edição do projeto Literatura na Varanda que acontece no dia 18 de março (sábado), a partir das 16 horas, no Parthenon Centro de Arte e Cultura, no Centro de Niterói. Famoso por obras como Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909), Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), Numa e Ninfa (1915), Os Bruzundangas (1923), Clara dos Anjos (1948) e Diário Íntimo (1953), Lima Barreto é um dos grandes nomes da literatura. O evento cultural é gratuito e reúne escritores para um debate sobre o tema “Lima Barreto – literatura e denúncia”. Poetas também vão participar de um recital livre de poesias que é aberto ao público. O encerramento fica por conta do músico Marlon Borges, com repertório de MPB.

O projeto Literatura na Varanda promove eventos bimestrais gratuitos desde agosto de 2016. É um encontro informal como deve ser um bate papo entre amigos que é aberto a todos que valorizam a literatura, viabilizando a expressão de novos talentos. A 1ª edição, realizada em 11 de agosto de 2016, na varanda do Centro de Artes UFF, em Icaraí, teve como tema o "Mercado editorial brasileiro: os desafios de se publicar um livro, com a presença dos escritores Cícero Leitão e Winter Bastos.

Em 22 de outubro, a 2ª edição, no Centro de Estudos Wilhelm Reich, em São Domingos, trouxe em pauta o debate: “Imersões Poéticas: Diálogos Contemporâneos”. Os escritores Inês Drumonnd Menezes e Henrique Chaudon contaram as suas experiências literárias ao longo de suas carreiras. A banda Sirius Beta fez uma apresentação acústica no encerramento. A 3ª edição aconteceu em 12 de dezembro, no Curso Animator, Ingá. Neste evento de fim de ano, Winter Bastos e Márwio Câmara falaram sobre dois escritores do século XX: Franz Kafka e James Joyce. A apresentação musical acústica (com repertório autoral) foi do compositor Marlon Borges.

O Parthenon Centro de Arte e Cultura fica na Rua General Andrade Neves, 40 no Centro de Niterói. Mais informações pelo telefone (21) 2722-2256.


1/3