top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Petroleiros fazem protestos


Petroleiros se mobilizam nos aeroportos do Norte Fluminense, contra privatização em bacias de petróleo (Foto: Tezeu Bezerra)

Contra o processo de privatização da Petrobras, petroleiros realizaram mais uma manifestação, nesta terça-feira (1/8), em quatro aeroportos que são exclusivos para embarque e desembarque nas plataformas da Petrobras. São eles, os aeroportos de Campos, Macaé, Cabo Frio e Farol de São Tomé, no Norte Fluminense.

"Estamos com diretores e sindicalizados em quatro aeroportos, no embarque e desembarque, na região do norte fluminense. Estamos promovendo atrasos nos voos contra a medida e conversando com os trabalhadores, fazendo rodas de conversa com as pessoas, que são trabalhadores da Petrobras e terceirizados", explicou Tezeu Bezerra, coordenador geral do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro - NF), e filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP).

A mobilização acontece após o anúncio do presidente da Petrobras, Pedro Parente, na última sexta-feira (28), da concessão de sete conjuntos de campos de petróleo em águas rasas, localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, a empresa anunciou 30 concessões.

Em nota, a FUP, pontuou a indignação dos petroleiros frente às privatizações."É o maior ataque às áreas de produção de petróleo em águas rasas, desde a era privatizante de FHC [Fernando Henrique Cardoso] nos anos 90. Na Bacia de Campos, por exemplo, estão na lista de venda três grandes polos produtores: Pargo (Carapeba, Vermelho e Pargo), Enchova (Bicudo, Bonito, Marimbá, Piraúna, Enchova e Enchova Oeste) e Pampo (Badejo, Linguado, Trilha e Pampo). Outro campo de destaque que será colocado à venda é Merluza, na Bacia de Santos", expõe o documento.

No domingo (31), os petroleiros da FUP e Sindpetro também promoveram um trancaço na bacia mais importante do Brasil, a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro (RJ).

Desmonte

Para Bezerra as privatizações fazem "parte do golpe" e do "desmonte generalizado" promovido pelo presidente golpista Michel Temer (PMDB) na empresa."Hoje a Petrobras não tem mais a garantia de participação de 30% mínima em todos os campos do pré-sal e a cooperação única do pré-sal, que garantia minimamente a soberania nacional", afirmou ele, enfatizando a necessidade do processo de luta contínuo da categoria.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page