top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

452 anos: Centro Cultural Cauby Peixoto é inaugurado no Fonseca

No dia do aniversário de 452 anos de Niterói, a Prefeitura da cidade inaugurou, neste sábado (22/11), o Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, o primeiro equipamento público cultural da Zona Norte. Instalado em um casarão histórico que foi totalmente restaurado, o complexo vai receber exposições e espetáculos, além de oferecer salas para cursos, ensaios e reuniões de coletivos culturais, entre outros eventos.


Divulgação
Divulgação

O prefeito Rodrigo Neves destacou a qualidade do projeto do centro cultural.


“É uma alegria muito grande estar aqui com cada um e com cada uma de vocês. É uma alegria inaugurar este centro cultural nos 452 anos de Niterói. Este casarão estava há 40 anos abandonado. A gente trabalhou uma concepção do projeto, que não era só restaurar a casa. Pedi um projeto que fosse mais que restauração. Que a gente pudesse ter o primeiro teatro municipal do Fonseca. Esse teatro tem 240 lugares e está lindo, com uma iluminação cênica fantástica. Queria agradecer a todos que trabalharam. O Cauby Peixoto nasceu em Niterói, passou uma parte da vida no Fonseca e ele deve estar muito feliz. A cultura é parte indissociável da cidade. Niterói é uma cidade vibrante e cultural. Esse casarão vai abrigar várias atividades e também ser um importante centro de memória sobre a Alameda São Boaventura, que vai viver uma grande transformação nos próximos anos. Essa obra representa a importância da continuidade das políticas públicas. Eu escolhi o local e fiz a desapropriação em 2019, o prefeito Axel (Grael) iniciou a construção e agora tenho a alegria de concluí-la. Foi tudo preparado com muito carinho para a população”, afirmou Rodrigo Neves.


O projeto do Centro Cultural Cauby Peixoto foi pensado com atenção aos detalhes: nenhuma árvore foi derrubada, vitrais centenários foram preservados e tanto o casarão quanto o prédio anexo foram adaptados para a acessibilidade. O complexo tem um teatro para 240 pessoas, salas de ensaio, ambientes multiuso e espaços dedicados à memória do niteroiense Cauby Peixoto e do Fonseca, bairro onde o cantor morou e tem grande relevância histórica para a cidade.


“O Centro Cultural da Zona Norte é um símbolo do compromisso da Prefeitura com a democratização do acesso à cultura. É o primeiro equipamento público municipal da região e resultado de um esforço que envolveu escuta pública e planejamento. Niterói vive um dos maiores ciclos de investimentos em cultura de sua história, com recursos aplicados em infraestrutura, formação, editais e valorização dos nossos artistas e da diversidade cultural da cidade. A Prefeitura já recuperou prédios históricos como o Mercado Municipal e a Casa Norival de Freitas, e está oferecendo ao povo equipamentos de qualidade. O centro cultural é um encontro especial com o povo de Niterói e com o país, que vai saber que Cauby Peixoto é daqui”, ressaltou o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano.


Divulgação
Divulgação

Sobrinha de Cauby, Magali Velasco cuidou do acervo do cantor cedido para o centro cultural.


“É uma emoção indescritível ver esse acervo agora disponível para toda a cidade. Cuidamos de tudo com muito zelo e hoje sentimos que ele ganha um novo sentido, ao alcançar tantas pessoas. É gratificante ver esse reconhecimento à memória e ao legado da nossa família.” declarou Magali Velasco, ao lado de Salmo Medeiros, outro sobrinho do artista, e da sobrinha neta de Cauby, Patrícia Velasco.


“O Centro Cultural Cauby Peixoto é um grande presente para a cidade. A gente sabe o trabalho que foi. Como vice-prefeita, fico feliz de fazer parte de um governo com uma caminhada tão bonita e que, efetivamente, mudou Niterói. Tenho muito orgulho de ser a primeira mulher vice-prefeita da cidade. A gente trabalha para servir à cidade. Esse equipamento foi feito com muito cuidado no restauro, em cada vitral, e de ter água recolhida de chuva e painéis solares. É um equipamento completo”, afirmou a vice-prefeita Isabel Swan.


“Hoje é um dia de muita celebração e de orgulho. Essa é uma entrega muito especial, que faz parte de um conjunto de intervenções nesses últimos 13 anos. Fui vice-prefeito do Rodrigo Neves, e depois prefeito. Tenho muito orgulho de ter podido fazer várias obras com um investimento muito elevado em recuperação do patrimônio cultural da nossa cidade. Parabéns a todos que se dedicaram para que isso aqui pudesse acontecer”, disse o ex-prefeito Axel Grael.


Três exposições


O Centro Cultural Cauby Peixoto foi inaugurado com três exposições que dialogam com diferentes temporalidades, memórias e linguagens. “Azulejos de Memória”, mostra inaugural da Sala de Memória, constrói um mosaico afetivo da história do Fonseca por meio de fotografias, documentos, vídeos, relatos e materiais distribuídos em dez núcleos que percorrem desde as primeiras ocupações indígenas até processos de urbanização, industrialização, vida de bairro e cultura popular.


Divulgação
Divulgação

A mostra “Cauby Peixoto: Para ser outra vez” apresenta múltiplos olhares sobre o cantor nascido em Niterói, destacando sua trajetória, estilo e performance, além de leituras contemporâneas sobre gênero, imagem e expressividade. Fotografias, registros raros e materiais curatoriais compõem uma mostra que convida o público a revisitar a presença cênica e a importância cultural de Cauby na música brasileira.


Já a exposição “SKID” aproxima o público de pesquisas em arte contemporânea que exploram relações entre corpo, espaço urbano e memória, ampliando o diálogo do centro cultural com práticas artísticas experimentais e novas narrativas visuais.


O investimento da Prefeitura no restauro e na adaptação do casarão histórico foi de R$ 16,8 milhões.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page